Questões Concurso SEDUC-SP

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Para Iavelberg (2015), Abigail Housen (2011), destacada pesquisadora americana, tem uma proposição construtivista em suas investigações sobre o desenvolvimento estético.
Segundo Iavelberg, como ponto importante, Housen considera em sua abordagem que 

#Questão 1134302 - Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Arte

Segundo Iavelberg (2015), em 1599 funcionavam as “casas do bê-á-bá”, nas quais, ler e escrever era importante para a prática da fé cristã e conversão das crianças dos povos indígenas.
Para a autora, no período, a prática do teatro nesse contexto escolar tinha como objetivo a catequese e

#Questão 1134303 - História, História Geral, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - História

Leia o texto a seguir:

    No 4o e 5o ano há uma alteração significativa, tendo em vista o que tradicionalmente é aprendido nesta fase, em que a História se desloca do particular e da localidade onde se vive para tempos e espaços mais longínquos. Tal mudança apresenta-se como possibilidade de melhorar a articulação com os Anos Finais do Ensino Fundamental, diminuindo o descompasso entre essas duas fases da escolarização.

(São Paulo (Estado). Secretaria da Educação, Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. Adaptado)

Nesta perspectiva, entre os temas indicados pelo Currículo Paulista para 4o e 5o ano, é correto identificar 

#Questão 1134304 - História, História Geral, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - História

Leia o texto a seguir:

    O problema, em termos do processo de ensino- -aprendizagem, é que o abandono da diacronia, da ideia de processo, pode transformar o conhecimento histórico numa sabedoria de almanaque mal digerida, em que acontecimentos, instituições e movimentos ocorrem do nada para o nada. Será que é isso o que mais nos interessa com relação à disciplina História? Misturar Galileu e Einstein ou Espártaco e Zumbi como se fossem contemporâneos prontos a dialogar pode desistoricizar suas práticas e formas de pensamento se não estivermos muito atentos.

(Jaime Pinsky; Carla Bassanezi Pinsky, “Por uma história prazerosa e consequente”. Em: Leandro Karnal (org.), História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2015. Adaptado)

O texto faz uma crítica ao ensino de História que se propõe a trabalhar com

#Questão 1134305 - História, História do Brasil, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - História

Leia o texto a seguir:

A escravidão perpetua na história brasileira, assinalando seu caráter não anacrônico às relações sociais brasileiras.

(Tiago Muniz Cavalcanti; Rafael Garcia Rodrigues, Trabalho escravo contemporâneo: hoje, o mesmo de ontem. Veredas do Direito, Belo Horizonte, Dom Helder, v. 20, 2023. Adaptado)

De acordo com os autores, o trabalho escravo contemporâneo

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