Questões Concurso SEDUC-SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEDUC-SP

Para José Carlos Libâneo (Organização e gestão da escola: teoria e prática, 2018), a organização e a gestão da escola são entendidas como práticas educativas pela perspectiva sociocrítica, pois

Leia a descrição da cena a seguir, na qual o professor Denarius oferece feedbacks individuais, mas também acompanha o progresso da turma, em uma dinâmica bastante positiva:

    Denarius quer usar o trabalho independente para avaliar como seus alunos estão se saindo. Ele passa por cada aluno para observar seu trabalho. Analisa rapidamente onde cada aluno se encontra e oferece um feedback útil para ajudar. (…) Um pouco mais adiante, ele diz rapidamente a uma jovem: “Ah, está muito melhor, obrigado”, afirmando tanto o progresso dela quanto sua própria consciência do progresso de seu aprendizado.
    Enquanto trabalha, Denarius é capaz de avaliar o progresso não apenas dos alunos individualmente, mas também da turma inteira. (…) Ele faz uma pausa, apresenta um exemplo, orienta-os através de uma análise de onde eles foram eficazes e onde algo saiu errado e pede que voltem à sua prática tranquila e produtiva.

(Doug Lemov, Aula nota 10 3.0: 63 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula, 2023)

Para Lemov, esse exemplo ilustra como a confiança no professor é, sobretudo,

Rosa é diretora de escola há muitos anos. Tem se sentido sobrecarregada com suas responsabilidades e tarefas. Um colega sugeriu a leitura da proposta da Harvard Business Review (2022) sobre gestão de tempo. Ela, então, percebeu que suas prioridades e seus compromissos mudam ao longo do tempo.

Se Rosa compreender corretamente a obra, aprenderá que a diferença dos bons gestores para os ótimos é que estes são capazes de

Ceccon et al. (Conflitos na escola: modos de transformar; dicas para refletir e exemplos de como, 2009) discutem situações em que “as decisões são tomadas pelos chefes, enquanto os demais permanecem apáticos”. Nesses casos, as divergências ficam latentes e podem se acumular até se manifestarem como violência.

Para os autores,

Suponha que um aluno apresente a seguinte queixa: “A nossa aula de matemática não é diferente, é sempre a mesma coisa: a professora chega, dá a matéria, bota no quadro de giz, explica, a gente copia no caderno e começa a fazer um monte de exercícios; sempre foi assim, toda a minha vida…”.

Para Fernando Becker (Educação e construção do conhecimento, 2012), essa fala revela a repercussão em sala de aula de uma concepção epistemológica, mesmo que inconsciente, do professor, que acredita

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis