Questões Concurso SEDUC-SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEDUC-SP

#Questão 1134316 - História, História Geral, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - História

Leia o texto a seguir:

    Não está claro em que momento os velhos impérios compreenderam que a Era dos Impérios acabara definitivamente. Sem dúvida, em retrospecto, a tentativa da Grã-Bretanha e da França de reafirmar-se como potências imperiais globais na aventura de Suez em 1956 parece mais condenada ao insucesso do que parecia aos governos de Londres e Paris.

(Eric J. Hobsbawm, Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Adaptado)

Em 1956, França e Grã-Bretanha

#Questão 1134317 - História, História do Brasil, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - História

Leia o texto a seguir:

    Nem tudo aconteceu como Tancredo queria, mas ele calculou corretamente que tinha mais chance de ganhar que de perder. Conseguiu fechar um acordo que parecia impossível com a base parlamentar governista e criou a dissidência de onde tiraria os votos necessários para vencer no colégio eleitoral. Tancredo também não descuidou dos quartéis.

(Lilia Moritz Schwarz; Heloisa Murgel Starling, Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Adaptado)

Em relação aos militares, Tancredo anunciou que

#Questão 1134318 - História, História do Brasil, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - História

Leia o texto a seguir:

    A revolta de 1710 faz parte de um conjunto de eventos – de ruptura da ordem colonial e movimentação contra a autoridade régia – que a historiografia do século XIX designou como Guerra dos Mascates. Seu ponto de partida materializou a reação da elite açucareira pernambucana, representada por Olinda, diante da pressão dos comerciantes do Recife, que eram pejorativamente apelidados de “mascates”, para a criação de uma Câmara Municipal independente.

(Lilia Moritz Schwarz; Heloisa Murgel Starling, Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Adaptado)

A revolta citada no trecho foi, na América Portuguesa, a primeira a

Lilian Zieger, in Rangel (2013) cita análise feita por Silva Jr. (2007), a qual aponta que a multiplicidade de serviços destinados ao supervisor escolar dificulta-lhe “oportunidades de compartilhar com os demais professores ‘a grande tarefa da organização coletiva do trabalho na escola pública’”, e isso pode fazê-lo esquecer ou não priorizar seu “compromisso com os seres humanos”. Atentos à dificuldade assinalada, os supervisores de uma das diretorias da capital organizaram estudo do texto da Harvard Business Review sobre Gestão do tempo (2022), com os diretores e vice-diretores de escola, com o objetivo de apoiá-los, pois essa obra promete auxiliar a pessoa “a aprender: avaliar como está usando seu tempo; identificar seus objetivos; e reorganizar seu tempo, superando obstáculos e priorizando os trabalhos e as metas mais importantes” para

Em uma Diretoria de Ensino da capital paulista, o Diretor Regional colocou em discussão, na reunião semanal com os supervisores, “o que a gestão das escolas e a ação dos supervisores têm a ver com a apresentação de resultados pelas escolas”, por considerar que os resultados obtidos pelas escolas nos diferentes tipos de avaliação são relevantes para a melhoria da qualidade da educação em cada unidade escolar. Durante as discussões, os participantes se reportaram à obra de Chiavenatto (2009), que entende ser preciso, para tornar a organização bem-sucedida, fazer uma apreciação crítica ampla e abrangente dos profissionais envolvidos nesse processo, no que concerne aos conhecimentos, habilidades e competências. Consideram, igualmente, a obra de Silva Junior (2004), na qual ele afirma ser relevante, para que o Supervisor de Ensino oriente adequadamente uma escola quanto a sua administração, o

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis