Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Uma gestante secundigesta com parto normal anterior realizou pré‐natal, detectando, na rotina de exames iniciais, uma tipagem sanguínea B negativo, Du negativo. Seu obstetra verificou a tipagem sanguínea do pai, que é A positivo. Assim, solicitou Coombs indireto no sangue materno, que se demonstrou positivo para anti‐D, motivo que lhe fez manter solicitação mensal desse exame. Na 28.ª semana de gravidez, o resultado do Coombs era de 1:32. Foi, então, avaliado, por meio de USG Doppler, o pico sistólico da artéria cerebral média e o resultado foi de 1,1 múltiplo de mediana.

Nesse caso hipotético, a próxima etapa será

Uma primigesta de 25 anos de idade informou ao seu médico, no acompanhamento pré‐natal, que desejava realizar cesárea. Ela não apresentava nenhuma comorbidade nem condição obstétrica adversa. Apesar de o obstetra explicar exaustivamente os benefícios do parto normal e os riscos da cesárea, a gestante se mantinha irredutível.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

Uma gestante realizou sorologia pré‐natal de toxoplasmose com doze semanas, obtendo resultado positivo para IgG e IgM. As demais sorologias foram negativas. O médico iniciou espiramicina 3 g/dia e solicitou teste de avidez IgG, realizado à 14.ª semana, cujo resultado foi igual a 65% (alta avidez).

Considerando esse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta médica.

Nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os países dos continentes europeu e africano registraram o maior número de casos da doença. No Brasil, os últimos casos de sarampo foram registrados no ano de 2015, em surtos ocorridos nos estados do Ceará (211 casos), de São Paulo (dois casos) e de Roraima (um caso), associados ao surto do Ceará. Em 2016, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo pela OMS, declarando a região das Américas livre do sarampo.

A Venezuela enfrenta, desde julho de 2017, um surto de sarampo, sendo a maioria dos casos provenientes do estado de Bolívar. O estado de Roraima vem recebendo imigrantes desse país, que se encontram alojados em abrigos, residências alugadas e praças públicas. Em 14/2/2018, a Secretaria de Saúde do estado de Roraima (SES/RR) notificou ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do Ministério da Saúde um caso suspeito de sarampo, no município de Boa Vista‐RR. Tratava‐se de uma criança de um ano de idade, venezuelana, não vacinada, que apresentou febre, exantema, acompanhado de tosse, coriza e conjuntivite, sendo confirmado por critério laboratorial. Até o dia 1.º/10, foram notificados 516 casos suspeitos de sarampo, dos quais 330 foram confirmados e 101 estão em investigação. A tabela abaixo traz os casos confirmados de sarampo, por faixa etária, em Roraima, em 2018.

A partir dos dados da tabela apresentada, assinale a alternativa correta.

O rastreamento de doenças é fundamental para a promoção da saúde no âmbito da atenção primária à saúde. Consiste na aplicação de um teste em uma população pré‐definida, assintomática, com o objetivo de selecionar indivíduos para intervenções cujo benefício potencial seja maior que o dano. Dessa forma, reduz‐se a morbimortalidade da condição rastreada. A respeito do rastreamento do câncer de próstata, com base nas recomendações do Ministério da Saúde/Instituto Nacional do Câncer, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis