Questões sobre Organização Mundial da Saúde (OMS) - Legislação Aplicada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Organização Mundial da Saúde (OMS) - Legislação Aplicada

A Organização Mundial da Saúde define Envelhecimento Saudável como processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar em idade avançada. Esta concepção fundamenta-se no princípio da

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), eventos adversos (EA) são lesões relacionadas ao tratamento médico que afetam os pacientes e, portanto, incluem todos os aspectos do cuidado: diagnóstico e tratamento. Os medicamentos fazem parte dos EA, e os eventos relacionados ao seu uso são denominados “eventos adversos aos medicamentos” (EAM). Os EA podem ser preveníveis ou não preveníveis e, também, previsíveis e não previsíveis. Correlacione o medicamento na primeira coluna com o EA na segunda coluna.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A respeito de revisões sistemáticas e meta-análises, julgue os próximos itens, considerando as informações do gráfico precedente. Nesse sentido, considere que a sigla OR refere-se Odds Ratio (em português, equivalente a razão das chances ou possibilidade).

A maior proteção observada foi nos estudos que compararam saneamento melhorado versus não melhorado (OR 0,96 IC 95% 0,92 – 0,99).

A respeito de revisões sistemáticas e meta-análises, julgue os próximos itens, considerando as informações do gráfico precedente. Nesse sentido, considere que a sigla OR refere-se Odds Ratio (em português, equivalente a razão das chances ou possibilidade).

Foram analisados 16 estudos de intervenção, que demonstraram ser o saneamento fator protetor para diarreia (OR 0,75 IC 95% 0,64 – 0,88).

Nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os países dos continentes europeu e africano registraram o maior número de casos da doença. No Brasil, os últimos casos de sarampo foram registrados no ano de 2015, em surtos ocorridos nos estados do Ceará (211 casos), de São Paulo (dois casos) e de Roraima (um caso), associados ao surto do Ceará. Em 2016, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo pela OMS, declarando a região das Américas livre do sarampo.

A Venezuela enfrenta, desde julho de 2017, um surto de sarampo, sendo a maioria dos casos provenientes do estado de Bolívar. O estado de Roraima vem recebendo imigrantes desse país, que se encontram alojados em abrigos, residências alugadas e praças públicas. Em 14/2/2018, a Secretaria de Saúde do estado de Roraima (SES/RR) notificou ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do Ministério da Saúde um caso suspeito de sarampo, no município de Boa Vista‐RR. Tratava‐se de uma criança de um ano de idade, venezuelana, não vacinada, que apresentou febre, exantema, acompanhado de tosse, coriza e conjuntivite, sendo confirmado por critério laboratorial. Até o dia 1.º/10, foram notificados 516 casos suspeitos de sarampo, dos quais 330 foram confirmados e 101 estão em investigação. A tabela abaixo traz os casos confirmados de sarampo, por faixa etária, em Roraima, em 2018.

A partir dos dados da tabela apresentada, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis