Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Assinale a alternativa que apresenta a condição comum da mucosa oral de etiologia desconhecida que ocorre mais frequentemente em indivíduos negros que em brancos, que se caracteriza pela aparência difusa, opalescente e branco‐acinzentada da mucosa, com superfície frequentemente pregueada, resultando em estrias esbranquiçadas ou rugosidades, e lesões não destacáveis, que geralmente acometem a mucosa jugal bilateralmente, e que representa mais uma variação da normalidade que uma doença.

Um paciente de 82 anos de idade, portador de hipertensão arterial sistêmica mal controlada, em uso irregular de valsartana 160 mg/dia e hidroclorotiazida 25 mg/dia, foi admitido após relato de instalação súbita de fraqueza no hemicorpo direito há duas horas. Familiares negam história pregressa ou familiar de episódios semelhantes. Ao exame, apresentou PA de 194 x 120 mmHg, FC de 114 bpm, com pulso rítmico e cheio, e glicemia capilar 159 mg/dl. Ao exame neurológico, mostrou‐se desatento e um pouco sonolento, com hemiplegia e anestesia completa à direita. Pupilas isocóricas e fotorreagentes. Ausência de nistagmo. Força muscular preservada à esquerda e sensibilidades superficial e profunda preservadas à esquerda. Sem outros achados alterados. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Um paciente, vítima de ferimento de arma de fogo em região abdominal, com perfuração intestinal e necessidade de duas cirurgias prévias, em sepse de foco abdominal com peritonite, recebendo nutrição parenteral total, antibioticoterapia de amplo espectro por acesso venoso central, internado há 22 dias em UTI, a despeito da antibioticoterapia em uso, evoluiu com persistência da febre. Encontra‐se estável hemodinamicamente e sem drogas vasoativas. Foram coletadas novas hemoculturas e urocultura, bem como cultura de secreção traqueal, por estar em ventilação mecânica, traqueostomizado. A urocultura teve resultado negativo, sem crescimento bacteriano, a cultura de secreção traqueal também foi negativa, sem crescimento bacteriano, mas as hemoculturas isolaram, em duas amostras, Candida krusei. Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta quanto à conduta a ser adotada.

As variações anatômicas estão entre as principais causas de extravasamento de bile pós‐colecistectomia videolaparoscópica eletiva. A figura abaixo ilustra variações anatômicas.

Com base na figura, assinale a alternativa que apresenta a quantidade de variações anatômicas que são mais relacionadas com essa complicação.

Um paciente de 67 anos de idade, sem antecedentes familiares de câncer colorretal e sem comorbidades, realizou colonoscopia devido à queixa de sangramento anal intermitente, com o seguinte laudo: colonoscopia realizada até íleo terminal, sendo observados dois pólipos, um séssil de 0,4 cm, localizado no cólon transverso, e um pediculado, de 0,7 cm, localizado no cólon esquerdo. Foram realizadas polipectomias com pinça de biópsia no pólipo séssil e com alça térmica no pólipo pediculado anatomopatológico. Ambos os pólipos apresentaram adenoma tubular de baixo grau, sendo o pólipo pediculado com pedículo livre. Com base nessa situação hipotética, o paciente deverá repetir a colonoscopia em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis