Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Um médico de família estava em dúvida sobre a indicação de estatinas para pacientes com hipercolesterolemia, sem eventos cardiovasculares prévios, e resolveu buscar evidências que respondessem à sua pergunta.

Nessa situação hipotética, o melhor estudo que o médico poderá utilizar para a tomada de decisão, considerando o delineamento e o desfecho analisados, é o(a)

Uma criança de oito anos de idade, com encefalopatia crônica não evolutiva, internada por ventriculite, encontra‐se no segundo dia de pós‐operatório de derivação ventricular externa em 10 mmHg, com funcionamento adequado, em uso apenas de antibiótico. Atualmente, evoluiu com poliúria. Exames laboratoriais mostraram pH 7,35, pCO2 42 mmHg, HCO3 21 mmol/L, Na 126 mEq/L, K 4,2 mEq/L, ureia 30 mg/dL e creatinina 0,5 mg/dL.

Está estável clinicamente, sem piora neurológica, e desidratada grau I. Em relação à sequência de investigação nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

Uma menina de cinco anos de idade foi levada ao hospital com quadro de palidez há uma semana, acompanhado de febre intermitente de cerca de 38 graus Celsius e aumento do volume abdominal. Ao exame físico, apresentou‐se descorada 2+/4 e com hepatoesplenomegalia com adenomegalia cervical, sem outras alterações. Não apresentou sangramento e a diurese estava normal. Exames laboratoriais mostraram: Hb 6,6 g/dL; Ht 20,1%; leucócitos 737 mil/uL, com 88% de blastos; e plaquetas 36 mil/uL.

Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que o(a)

Uma paciente de um ano de idade foi levada ao hospital, previamente hígida, apresentando quadro de diarreia em grande quantidade, líquida, várias vezes ao dia, nos últimos três dias. A mãe relatou também alguns episódios de vômitos, com baixa aceitação alimentar e diminuição da diurese há um dia. Não fez uso de nenhuma medicação nem de soro via oral. Estava na emergência com quadro de desidratação, porém sem sinais de choque, com os seguintes exames laboratoriais iniciais: Na 135 mEq/L; K 2,8 mEq/L; Cl 100 mEq/dL; pH 7,1; HCO3 8 mmol/L; e Ht 27%.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a conduta mais apropriada.

Uma menina de cinco anos de idade, asmática, foi levada ao setor de emergência com tosse e falta de ar há doze horas. Fez uso de salbutamol por aerossol dosimetrado, em casa, sem melhora. Ao exame físico, estava taquidispneica, acianótica, hidratada, com frequência respiratória de 48 ipm, saturação de oxigênio de 88% em ar ambiente, tiragem subcostal e intercostal, além de retração de fúrcula. A ausculta respiratória revelou tempo expiratório prolongado e sibilos disseminados. Recebeu corticosteroide sistêmico e três inalações com beta‐2 agonista e ipratrópio.

Nesse caso hipotético, a melhor conduta é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis