3001 Q830750
Língua Portuguesa
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A ficção do texto 3 está marcada por:
3002 Q830749
Língua Portuguesa
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

“Sua vantagem é tanta que a prefeitura da Cidade do México lançou um programa de conservação hídrica que substituiu 350 mil vasos por modelos mais econômicos. As substituições reduziram de tal forma o consumo que seria possível abastecer 250 mil pessoas a mais. No entanto, muitas casas no Brasil têm descargas embutidas na parede, que costuma ter um altíssimo nível de consumo”.

Sobre as ocorrências do vocábulo que presentes nesse segmento do texto 2, a afirmação correta é a de que:

3003 Q830748
Língua Portuguesa
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
O segmento do texto 1 abaixo que apresenta a propalada objetividade jornalística no tratamento do tema é:
3004 Q830747
Língua Portuguesa
Ano: 2014
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Com seu texto, a autora tem a intenção de
3005 Q830731
Língua Portuguesa
Ano: 2014
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Considerado o contexto, é correto afirmar:
3006 Q830730
Língua Portuguesa
Ano: 2014
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
O texto autoriza o seguinte comentário:
3007 Q830672
Língua Portuguesa
Ano: 2014
Banca: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Observe o fragmento do texto e responda.

“Em sossego desde dezembro de 1976, no cemitério de São Borja, cidade onde nasceu e até agora jazia em paz, o presidente João Goulart foi transformado na bola da vez pelos praticantes da política dos mortos. Eles vivem à procura de pretextos para algum acerto de contas com o passado que permita reescrever a história com a mão esquerda.”

A alternativa que apresenta a reconstrução adequada do fragmento acima, considerando a coesão e a coerência e a preservação do significado, é:

3008 Q830664
Língua Portuguesa
Ano: 2014
Banca: Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)
Conforme o texto, podemos afirmar que
3009 Q830580
Língua Portuguesa
Ano: 2014
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Leia com atenção o seguinte fragmento do texto: "A boa preparação de um policial vai muito além do ensino e treinamento de aspectos técnicos. É absolutamente necessário que ele tenha plena consciência de seu papel social [...l" Nos itens abaixo, o referido fragmento foi redigido na forma de um único período, de três formas distintas, nas quais se buscou manter o sentido do texto pelo adequado emprego dos elementos de coesão.

I. Além do ensino e treinamento de aspectos técnicos, para uma boa preparação é absolutamente necessário que o policial tenha plena consciência de seu papel social.

II. Embora o policial necessite do ensino e do treinamento de...

3010 Q822633
Língua Portuguesa
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
“Se seu chuveiro for aquecido a gás, os primeiros minutos até a água esquentar consomem 15 litros”. Essa frase do texto 5 possui uma inadequação, que é: