Questões de Gestão de Pessoas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Gestão de Pessoas

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os pilares de excelência gerencial aos respectivos conceitos.

(1) Aprendizado organizacional

(2) Controle social

(3) Liderança e constância de propósitos

(4) Visão de futuro

( ) Motivar as pessoas e procurar delas obter o máximo de participação e cooperação.

( ) Gerenciar procurando novos níveis de conhecimento e transformação, entendendo que o compartilhamento do conhecimento, de si e de sua gestão, faz com que possa proporcionar um aumento no desempenho.

( ) Desenvolver as atividades de forma estratégica, tendo como referência o Estado futuro.

( ) Gerenciar com a colaboração das partes interessadas, lembrando sempre que deverá ocorrer no período de elaboração de planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades.

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas.
"Como todas as ações de Recursos Humanos, o treinamento é uma responsabilidade _________ e uma função de _________" (CHIAVENATO, 2015, p. 400). A execução do treinamento é a _________ etapa do treinamento e corresponde ao diagnóstico.

A sequência que preenche corretamente as lacunas 

#Questão 940120 - Gestão de Pessoas, , CESPE / CEBRASPE, 2023, AGER - Mato Grosso, Analista Regulador - Administração

Assinale a opção que apresenta o módulo do SIASG, utilizado pelas unidades em âmbito nacional, que tem por finalidade registrar os dados referentes aos contratos administrativos e efetuar o cronograma físico-financeiro dos contratos. 

Planos supletivos são serviços e benefícios colocados à disposição dos funcionários e visam proporcionar certas facilidades, conveniências e utilidades para melhorar sua qualidade de vida, sendo um exemplo o seguinte: 

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Boa parte dos conflitos em relacionamentos interpessoais parece poder ser prevenida ou pelo menos melhor gerenciada pelo uso de pedidos de desculpas. Segundo Weiner (2006) as pessoas têm um conhecimento intuitivo sobre a maneira como diferentes atribuições causais geram reações positivas ou negativas nos outros. Assim, geralmente quem se desculpa tenta fazer parecer que a causa de sua falha é externa e resultado de algo que estava fora de seu controle. Franco V.R., Iglesias F. e Melo, I.R. Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal. Psico-USF, vol.23, n°4, Campinas, 2018.


Franco V.R., Iglesias F. e Melo, I.R. Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal. Psico-USF, vol.23, n°4, Campinas, 2018.



Dentro dos relacionamentos interpessoais existe uma categorização em relação aos tipos de desculpas que as pessoas dão, tais como, atribuição externa, atribuição interna, reparação e desengajamento moral.


Fonte: Franco V.R., Iglesias F. e Melo, I.R. Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal. Psico-USF, vol.23, n°4, Campinas, 2018.


Marque abaixo um exemplo de desculpas categorizado como uma reparação material. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis