Questões de Gestão de Pessoas da AMEOSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Gestão de Pessoas da AMEOSC

A Administração de Pessoas é composta por diversas práticas que garantem o alinhamento estratégico entre os objetivos organizacionais e os interesses dos colaboradores. Nesse sentido, qual das alternativas abaixo corresponde corretamente a uma função estratégica da Administração de Pessoas?

Em um ambiente organizacional, a comunicação e as relações interpessoais desempenham papel fundamental na integração das equipes e na resolução de conflitos. Considere um cenário em que a clareza na transmissão das informações e a prática da escuta ativa se tornam determinantes para a eficácia do trabalho colaborativo. Assinale a alternativa correta.

Marque abaixo a alternativa que NÃO representa uma relação interpessoal.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Boa parte dos conflitos em relacionamentos interpessoais parece poder ser prevenida ou pelo menos melhor gerenciada pelo uso de pedidos de desculpas. Segundo Weiner (2006) as pessoas têm um conhecimento intuitivo sobre a maneira como diferentes atribuições causais geram reações positivas ou negativas nos outros. Assim, geralmente quem se desculpa tenta fazer parecer que a causa de sua falha é externa e resultado de algo que estava fora de seu controle. Franco V.R., Iglesias F. e Melo, I.R. Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal. Psico-USF, vol.23, n°4, Campinas, 2018.


Franco V.R., Iglesias F. e Melo, I.R. Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal. Psico-USF, vol.23, n°4, Campinas, 2018.



Dentro dos relacionamentos interpessoais existe uma categorização em relação aos tipos de desculpas que as pessoas dão, tais como, atribuição externa, atribuição interna, reparação e desengajamento moral.


Fonte: Franco V.R., Iglesias F. e Melo, I.R. Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal. Psico-USF, vol.23, n°4, Campinas, 2018.


Marque abaixo um exemplo de desculpas categorizado como uma reparação material. 

Julgue as frases abaixo:
I.Praticar a escuta ativa coopera para uma melhora nos relacionamentos interpessoais.
II.A troca de feedback proporciona uma maior segurança na tomada de decisão.
III.A manutenção da empatia, do espírito de cooperação e da comunicação efetiva contribuem para a criação de um ambiente de trabalho mais competitivo.
Está (ão) CORRETA (S) a (s) seguinte (s) proposição (ões).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis