Questões Concurso Conselho Federal de Psicologia (CFP)

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Listagem de Questões Concurso Conselho Federal de Psicologia (CFP)

Segundo Dubrin (2003), a comunicação é um fenômeno social que afeta indiscutivelmente o alcance de resultados organizacionais. Ao estudar tal fenômeno, percebe‐se que as mensagens veiculadas na organização passam por vários canais ou caminhos diferentes e estes podem ser categorizados pela direção que seguem. A partir dessa classificação, julgue os itens a seguir.

I Os canais formais de comunicação são os caminhos oficiais para o envio de informações dentro e fora da organização, sendo claramente especificados, em uma organização burocrática, em seus diversos níveis.

II Os canais de comunicação são mais fáceis de seguir na moderna organização em rede, uma estrutura esférica que pode rotar equipes de trabalho autogerenciadas e outros recursos ao redor de uma base comum de conhecimento.

III O propósito principal da organização em rede é criar alianças temporárias com outras empresas para capitalizar a combinação de talentos.

Assinale a alternativa correta.

Conforme Siqueira (2008), o envolvimento do sujeito com seu trabalho foi originalmente definido como o grau em que o desempenho de uma pessoa em seu trabalho afeta sua autoestima. Considerando essa informação, julgue os próximos itens.

I O engajamento com o trabalho pode trazer consequências positivas tanto para o indivíduo quanto para a organização em que trabalha. Para o indivíduo, o fato de executar tarefas que lhe permitam entrar em tal estado o auxilia a vivenciar uma sensação agradável de plena realização de suas potencialidades, de conseguir atingir metas pessoais e profissionais e de observar, a cada tarefa realizada, o quão adequadamente está realizando seu trabalho. Esse complexo processo pode aumentar o senso de autovalor do indivíduo, tornando‐o mais confiante de suas habilidades e competências profissionais e, ao mesmo tempo, propicia ao trabalhador vivenciar um estado prazeroso de engajamento no trabalho.

II O trabalho também pode produzir um estado de fluxo no indivíduo. Isso ocorre quando as atividades de trabalho incluem desafios que exigem habilidades especiais e as metas e o feedback são claros e imediatos. Nessas condições, o trabalho assemelha‐se às atividades que produzem fluxo, desencadeando, no indivíduo, maior envolvimento e transformando a atividade em uma experiência positiva. Assim, podem florescer sensações muitos semelhantes às que se experimenta quando alguém pratica seu esporte favorito ou desempenha uma atividade artística.

III O envolvimento com o trabalho não é uma característica estável do indivíduo. As circunstâncias que desenham o escopo do trabalho podem alterar o grau de envolvimento com ele. Assim, as características das tarefas, como variedade e tempo para executá‐las, e os desafios que elas impõem ao trabalhador, agregados às características do líder, às exigências de desempenho de papéis organizacionais conflitantes, a orientações ambíguas e a despreparo profissional para desempenhar esses papéis, podem levar o trabalhador a alterar seu engajamento no trabalho.

Assinale a alternativa correta.

Considerando a charge, sua tradução e as relações entre memória e uso da tecnologia, assinale a alternativa correta.

À luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), assinale a alternativa que não apresenta possibilidade de trabalho do psicólogo escolar na educação superior.

Considerando os pressupostos de Borges‐Andrade (2006) sobre a formação do profissional de treinamento, desenvolvimento e educação, julgue os itens que se seguem.

 I Devido às rápidas e vertiginosas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais que caracterizam o atual mundo do trabalho e das organizações, as áreas de aprendizagem no trabalho, em formação profissional e TD&E têm crescido de importância. Por meio do TD&E, são adquiridos conhecimentos sobre fatos, conceitos e teorias e se desenvolvem habilidades motoras, sociais e intelectuais, estratégias cognitivas e atitudes que poderão tornar o indivíduo mais competente para desempenhar vários papéis, no presente ou no futuro, em diversas organizações. No caso de treinamento, isso será feito de uma forma mais sistemática, enquanto o desenvolvimento baseia‐se na autogestão da aprendizagem. Entretanto, em ambos os casos, a aprendizagem ocorre em contextos formais e, portanto, uma tecnologia instrucional será necessária.

II A noção de crescimento pessoal contínuo, inicialmente colocada como um assunto de decisão pessoal, tornou‐se um requisito organizacional que dele retirou a noção de escolha livre e pessoal, embora tenha sido mantido ou fortalecido o discurso de que se trate de autogestão da aprendizagem.

III Em muitos casos, o desenvolvimento de competências pessoais diversificadas transformou‐se em estratégia organizacional, elaborada intencional e formalmente, cuja efetivação leva evidentemente a maiores expectativas de controle e a uma redução drástica do âmbito do que pode ser realmente considerado como autogestão. Por outro lado, um treinamento cuidadosamente formulado para resolver, em curto prazo, problemas específicos de desempenho, de um indivíduo ou uma categoria ocupacional, pode ser visto, por outros indivíduos ou categorias, como uma oportunidade de desenvolvimento.

Assinale a alternativa correta.

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