Considerando os pressupostos de Borges‐Andrade (200...

Considerando os pressupostos de Borges‐Andrade (2006) sobre a formação do profissional de treinamento, desenvolvimento e educação, julgue os itens que se seguem.

 I Devido às rápidas e vertiginosas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais que caracterizam o atual mundo do trabalho e das organizações, as áreas de aprendizagem no trabalho, em formação profissional e TD&E têm crescido de importância. Por meio do TD&E, são adquiridos conhecimentos sobre fatos, conceitos e teorias e se desenvolvem habilidades motoras, sociais e intelectuais, estratégias cognitivas e atitudes que poderão tornar o indivíduo mais competente para desempenhar vários papéis, no presente ou no futuro, em diversas organizações. No caso de treinamento, isso será feito de uma forma mais sistemática, enquanto o desenvolvimento baseia‐se na autogestão da aprendizagem. Entretanto, em ambos os casos, a aprendizagem ocorre em contextos formais e, portanto, uma tecnologia instrucional será necessária.

II A noção de crescimento pessoal contínuo, inicialmente colocada como um assunto de decisão pessoal, tornou‐se um requisito organizacional que dele retirou a noção de escolha livre e pessoal, embora tenha sido mantido ou fortalecido o discurso de que se trate de autogestão da aprendizagem.

III Em muitos casos, o desenvolvimento de competências pessoais diversificadas transformou‐se em estratégia organizacional, elaborada intencional e formalmente, cuja efetivação leva evidentemente a maiores expectativas de controle e a uma redução drástica do âmbito do que pode ser realmente considerado como autogestão. Por outro lado, um treinamento cuidadosamente formulado para resolver, em curto prazo, problemas específicos de desempenho, de um indivíduo ou uma categoria ocupacional, pode ser visto, por outros indivíduos ou categorias, como uma oportunidade de desenvolvimento.

Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis