Questões Concurso Conselho Federal de Psicologia (CFP)

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As teorias de motivação no trabalho normalmente se preocupam mais com as razões que com as habilidades que levam certos indivíduos a realizar suas tarefas mais bem que outros. Dependendo da situação, essas teorias podem prever as escolhas de comportamento para a tarefa, o esforço ou a persistência dessas pessoas. Por isso, algumas teorias de motivação partem de perspectivas bastante diferentes, destacando‐se, entre elas, a teoria da equidade. No que se refere à teoria da equidade, assinale a alternativa correta.

De acordo com Limongi‐França (2008), um programa para treinamento sobre estresse e qualidade de vida com base na abordagem biopsicossocial e organizacional (BPSO) não possui o objetivo de

O estresse negativo, segundo Dubrin (2003), é prejudicial tanto para a produtividade quanto para o bem‐estar do empregado. Como consequência, as empresas estão ativamente envolvidas na administração do estresse, adotando comportamentos de apoio como

Conforme Borges‐Andrade et al (2006), historicamente, as organizações vêm desenvolvendo estratégias com o objetivo de transformar o conhecimento adquirido pelos indivíduos em conhecimento organizacional. Entre essas estratégias, despontam a socialização e a codificação. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.

I O processo de socialização pode ser definido como o meio por meio do qual a organização busca moldar, em níveis diversos, o indivíduo às suas necessidades.

II Os processos de socialização são postos em marcha pelas organizações no sentido de difundir o conhecimento (tácito ou explícito) entre seus membros, de modo a convertê‐lo em conhecimento organizacional.

III A codificação do conhecimento refere‐se ao conjunto dos diferentes processos para formatar o conhecimento tácito, como, por exemplo, em manuais, formatos organizados, software, padrões, projetos e procedimentos.

IV A aprendizagem de indivíduos nas organizações e sua transformação em aprendizagem organizacional dependem da variedade, do grau de interação e da intensidade de uso das fontes internas e externas de conhecimento, assim como da variedade e da intensidade de uso e de interação entre os diferentes mecanismos de socialização e de codificação do que foi aprendido pelos indivíduos nas organizações.

A quantidade de itens certos é igual a

Conforme Dubrin (2003), os conflitos, na medida certa, melhoram o desempenho, ao mesmo tempo que uma quantidade muito pequena, ou muito grande, pode diminui‐lo. Considerando essa informação, assinale a alternativa incorreta.

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