Questões Concurso Conselho Federal de Psicologia (CFP)

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Listagem de Questões Concurso Conselho Federal de Psicologia (CFP)

O estresse no trabalho constitui‐se em um tema de extremo interesse para as organizações por causa do seu efeito sobre a produtividade, com consequências legais e humanas. Uma gama de fatores pessoais internos, bem como condições organizacionais adversas, podem causar ou contribuir para o estresse no trabalho. Conforme Dubrin (2003), vários fatores contribuem para o estresse no trabalho. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta um deles.

Segundo Robbins (2005), empregados competentes não permanecem, necessariamente, competentes para sempre. As habilidades podem se deteriorar ou tornar‐se obsoletas, por isso as organizações investem em desenvolvimento de pessoas e em novas metodologias de treinamento. Considerando a perspectiva do autor sobre o método de treinamento no emprego, julgue os itens seguintes.

I A maioria dos treinamentos dá‐se no emprego.

II Essa preferência pode ser atribuída à simplicidade e, geralmente, ao custo mais baixo dos métodos de treinamento no emprego.

Assinale a alternativa correta.

Considerando as ideias de Robbins (2005) sobre personalidade, julgue os itens a seguir.

I A personalidade reúne alguns agregados que são maiores que a soma das partes da pessoa.

II A personalidade pode ser compreendida como a soma total de maneiras como um indivíduo reage e interage com os outros, sendo descrita, mais frequentemente, em termos de traços mensurados que uma pessoa exiba.

III O ambiente ao qual somos expostos pode interferir, mas não representar um papel substancial na moldagem da personalidade, ao contrário da hereditariedade.

IV As recentes pesquisas sobre a combinação entre os fenômenos da personalidade em relação ao trabalho argumentam que a satisfação é mais alta e a rotatividade é mais baixa quando a personalidade e a ocupação estão em concordância.

Assinale a alternativa correta.

Acerca do feedback no sistema de avaliação de desempenho de pessoas nas organizações de trabalho, julgue os itens subsequentes.

I Para que os funcionários melhorem e mantenham seu desempenho e suas habilidades, eles precisam que seus supervisores lhes deem feedback de seu desempenho no trabalho.

II Os feedbacks podem ser úteis para explicar aos funcionários como aprimorar suas habilidades a fim, por exemplo, de conquistar cargos mais elevados.

III Até mesmo os funcionários que tiverem bom desempenho podem aproveitar os feedbacks recebidos para melhorá‐lo, embora não necessitem de recebê‐los.

IV Os funcionários precisam saber quando estão apresentando bom desempenho, para que possam mantê‐lo, e quando não mostram desempenho satisfatório, para que modifiquem seu procedimento.

Assinale a alternativa correta.

A partir dos pressupostos de Spector (2006) sobre avaliação de desempenho, é correto afirmar que

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