Tribunal Regional do Trabalho / 14ª Região (TRT 14ª)

A psicóloga Beth atendia uma família em terapia familiar sistêmica, em que o par conjugal estava em uma relação distante e semimorta. No intuito de romper a homeostase familiar patológica e oportunizar aos membros da família o aparecimento de sentimentos, pensamentos e padrões novos de conduta e percepção, utilizou-se de uma técnica recomendando a continuidade do sintoma, com a expectativa de que ele viesse a se tornar egodistônico e indesejável. Recomendou que os filhos continuassem a apresentar problemas, o que obrigava os pais a se manterem preocupados com eles, evitando a dor maior de se confrontar com o vazio de sua relação e o risco de separação conjugal. A técnica utilizada foi
  • A. diálogo inesperado.
  • B. confrontação situacional.
  • C. impacto transformador.
  • D. prescrição paradoxal.
  • E. aconselhamento invertido.
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O tipo de entrevista que busca elaborar uma história clínica, definir hipóteses de diagnóstico e a indicação terapêutica é denominada de Entrevista
  • A. institucional
  • B. retrospectiva.
  • C. de Focalização.
  • D. de Triagem.
  • E. motivacional.
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Conforme o modelo interpretativo de Murray, na análise de conteúdo do Teste de Apercepção Temática − TAT, o psicólogo desmembra cada história nos conteúdos expressos no tema central, chegando à identificação do herói, ao reconhecimento de seus motivos, tendências e necessidades, à exploração de seus estados interiores, ao exame das pressões
  • A. identificadas e tendências gerais.
  • B. multideterminadas e do universo pessoal.
  • C. autoimpostas e aspectos dissociativos.
  • D. autoimpostas e do universo pessoal.
  • E. ambientais e do desfecho.
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Na bateria de testes, utilizada em um psicodiagnóstico,
  • A. não é necessário o emprego de mais de um teste para buscar uma validação intertestes dos dados obtidos.
  • B. nenhum teste, isoladamente, pode proporcionar uma avaliação abrangente da pessoa como um todo.
  • C. para se chegar a inferências clínicas não é necessário preocupar-se com margem de erro em testes de personalidade.
  • D. toda avaliação psicológica deve incluir, pelo menos, a aplicação de quatro testes psicológicos.
  • E. está designada a aplicação de um teste psicológico.
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Para Jurema Alcides Cunha, estudiosa do Psicodiagnóstico, um dos objetivos da avaliação psicológica clínica é o entendimento dinâmico, que pode ser considerado, em sentido lato, uma
  • A. forma de avaliação compreensiva, já que enfoca a personalidade de maneira global, mas pressupõe um nível mais elevado de inferência clínica.
  • B. classificação nosológica, testando hipóteses iniciais e tomando como referência critérios diagnósticos.
  • C. investigação mais superficial, embora sejam sempre consubstanciados pelos passos específicos do psicodiagnóstico.
  • D. abordagem prognóstica, que determina o curso provável do caso.
  • E. proposta de exame do estado mental do paciente, de competência exclusiva do psicólogo, frequentemente realizado sem aplicação de testes.
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Com base em uma amostra aleatória de tamanho 12 obtiveram-se, pelo método dos momentos, as estimativas pontuais dos parâmetros a e b de uma variável aleatória X uniformemente distribuída no intervalo (a, b), sendo 0 < a < b. A média amostral apresentou um valor igual a 1,5 e a amplitude do intervalo encontrado foi igual a 6. O segundo momento, não centrado, referente à amostra foi igual a
  • A. 4,50.
  • B. 3,00.
  • C. 4,75.
  • D. 4,25.
  • E. 5,25.
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Uma amostra aleatória constituída de 20 ternos de observações (Xi, Yi, Zi), i = 1, 2, 3, ... ,20 permitiu obter, por meio do método dos mínimos quadrados, as estimativas dos parâmetros desconhecidos α, β e γ do modelo de regressão linear múltipla Zi = α + βXi + γYi + εi com i correspondendo a i-ésima observação. Sabe-se que εi é o erro aleatório com as respectivas hipóteses do modelo de regressão linear múltipla. Para testar a existência da regressão de Z sobre as variáveis X e Y, considerou-se o respectivo quadro de análise de variância em que se obteve o valor de 44,625 para a estatística Fc (F calculado) utilizado para comparar com o F tabelado da distribuição F. Se a estimativa da variância σ2 do modelo teórico foi igual a 8, então o coeficiente de determinação (R2), definido como o sendo o resultado da divisão da variação explicada pela variação total é, em %, igual a
  • A. 64.
  • B. 78.
  • C. 84.
  • D. 80.
  • E. 82.
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Em um processo de seleção, ao utilizar uma lista de assuntos para serem questionados e obtidas respostas ou informações do candidato, faz-se uso de uma entrevista
  • A. padronizada, apenas quanto às perguntas ou questões.
  • B. totalmente padronizada.
  • C. diretiva.
  • D. não-diretiva.
  • E. aberta.
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Um determinado ramo de atividade é composto por 3 empresas (A, B e C) independentes. Um estudo é realizado para comparar os salários, em R$ 1.000,00, dos empregados de A, B e C, sabendo-se que não existe alguém trabalhando em mais de uma empresa. Uma amostra aleatória, com reposição, de 24 empregados, sendo 8 de cada uma das empresas citadas, foi retirada da população de empregados desse ramo de atividade. Na tabela abaixo, verifica-se os salários médios e os respectivos desvios padrões amostrais (obtidos por meio de estimadores não viciados das variâncias populacionais) observados para cada uma das amostras.

Se k é o valor da estatística F (F calculado) utilizado para testar a igualdade das médias populacionais dos salários dos empregados em A, B e C obtém-se que

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.
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São DESVANTAGENS do recrutamento externo:
  • A. exigir que os novos funcionários tenham potencial de desenvolvimento para serem promovidos podendo gerar conflito de interesses, pois, cria uma atitude negativa aos funcionários que não foram envolvidos no processo.
  • B. ter o custo mais elevado e geralmente afetar a política salarial da empresa.
  • C. levar os colaboradores a um progressivo bitolamento com as políticas e diretrizes da organização, quando praticado continuamente e em termos globais.
  • D. levar a um progressivo bitolamento com as políticas e diretrizes da organização e exigir que os novos funcionários tenham potencial de desenvolvimento para serem melhor aproveitados.
  • E. levar a situação que Laurence Peter denomina de “Princípio de Peter” e gerar conflitos de interesses, pois, ao oferecer oportunidades de crescimento, cria uma atitude negativa nos colaboradores que não foram envolvidos no processo.
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