Questões de Pedagogia da FGV

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Listagem de Questões de Pedagogia da FGV

#Questão 943371 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, FGV, 2023, TJ-RN, Analista Judiciário - Apoio especializado – Pedagogia

“O surgimento da ciência trouxe consigo uma nova mentalidade. Determinou que a nova ordem de coisas passasse, de estável e permanente, a dinâmica. Tudo está mudando e se transformando. O homem passou a ver tudo em função da mobilidade e da experimentação. Portanto, temos que construir nossa escola, não como preparação para um futuro conhecido, mas para um futuro rigorosamente imprevisível.”
O trecho apresentado acima expressa a posição do pensamento educacional de uma vertente:

#Questão 943372 - Pedagogia, Principais Autores, FGV, 2023, TJ-RN, Analista Judiciário - Apoio especializado – Pedagogia

“Se é importante aprender aquilo que se ensina na escola, a função da avaliação será possibilitar ao educador condições de compreensão do estágio em que o aluno se encontra, tendo em vista trabalhar com ele para que saia do estágio defasado em que se encontra e possa avançar em termos de conhecimento. Desse modo, a avaliação não seria tão somente um instrumento para aprovação ou reprovação dos alunos, mas sim um instrumento tendo em vista a definição de encaminhamentos adequados para sua aprendizagem.”
Adaptado de LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2008.
No trecho acima, o autor descreve uma avaliação:

#Questão 943373 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), FGV, 2023, TJ-RN, Analista Judiciário - Apoio especializado – Pedagogia

“Qual a relação entre experiência social e conhecimento? O currículo é tratado como se fosse possível a separação entre experiência e conhecimento. A produção do conhecimento é pensada como um processo de distanciamento da experiência, do real vivido. Desse modo, o real pensado seria construído por mentes privilegiadas através de métodos sofisticados, distantes do viver cotidiano, comum. Logo, o conhecer passa a ser visto como um processo distante do homem e da mulher comuns, do povo comum; distante até do docente que ensina o povo comum.”
Adaptado de ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
No trecho apresentado, o autor sustenta que:

#Questão 943374 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FGV, 2023, TJ-RN, Analista Judiciário - Apoio especializado – Pedagogia

A equipe de uma escola vem construindo coletivamente, etapa a etapa, seu Projeto Político-Pedagógico. Em um determinado momento, estão em debate as aspirações da instituição em relação à organização do currículo, interação com a comunidade e modelo a ser seguido na estruturação de seu corpo técnico.
Considerando os componentes do Projeto Político-Pedagógico, é correto afirmar que a equipe está discutindo o(a):

#Questão 943375 - Pedagogia, , FGV, 2023, TJ-RN, Analista Judiciário - Apoio especializado – Pedagogia

Para alguns educadores, os conceitos de Aprendizagem de adultos e de Aprendizagem ao longo da vida podem se opor a uma educação emancipatória e transformadora se subordinarem o ensino-aprendizagem aos imperativos da produtividade e da empregabilidade, os quais substituem solidariedade por meritocracia. Longe de rejeitar a educação de adultos, essa reflexão contribui para que ela seja pensada de maneira mais adequada a um projeto de transformação social.
Segundo a perspectiva emancipatória e transformadora, a educação de adultos deve ser vista como:

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