Questões de Pedagogia da FGV

Leia o fragmento a seguir.

“Trabalhar com competências é também abordá-la em suas múltiplas dimensões. Assim, a dimensão _______________ refere-se à relação que o indivíduo mantém com as pessoas que o cercam, à forma de se comunicar com elas, de considera-las, etc. Já a dimensão ______________ refere-se à relação que a pessoa mantém com ela mesma: seu autoconhecimento, sua autoestima, eu autocontrole, etc. Já a dimensão profissional está relacionada ao âmbito do trabalho no qual a pessoa trabalha e se desenvolve. E a dimensão ________________ refere-se à relação da pessoa com a sociedade em que vive.”

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A. cognitiva – atitudinal – formal.
  • B. disciplinar – individual – conjunta.
  • C. interpessoal – pessoal – social.
  • D. interdisciplinar – específica – metadisciplinar.
  • E. instrutiva – conceitual – funcional.
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A construção de competências no âmbito da educação escolar está relacionada com o saber-fazer, de maneira que o indivíduo seja capaz de agir de forma determinada e eficiente diante das circunstâncias às quais é exposto.

Relacione os conteúdos responsáveis pela construção das competências, listados a seguir, às suas respectivas definições.

1. Atitudinais

2. Procedimentais

3. Conceituais

( ) Estão relacionados com a formação de valores a partir da informação recebida, a fim de que possa intervir na realidade a qual pertence. Aprender a viver juntos aprendendo a ser.

( ) Associam-se à construção de capacidades intelectuais relacionadas à operação de símbolos, imagens, ideias e representações. Aprender a conhecer.

( ) Referem-se à construção de instrumentos para analisar os resultados obtidos e os mecanismos que são colocados em ação para alcançar as metas propostas. Aprender a fazer.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  • A. 1 – 3 – 2.
  • B. 2 – 1 – 3.
  • C. 3 – 2 – 1.
  • D. 1 – 2 – 3.
  • E. 3 – 1 – 2.
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As opções a seguir apresentam princípios sobre os quais o ensino será ministrado, à exceção de uma. Assinale-a.
  • A. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
  • B. Valorização da experiência extraescolar.
  • C. Igualdade na aplicação da eticidade, da socialidade e da operacionalidade.
  • D. Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
  • E. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
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Relacione os tipos de saberes docentes, listados a seguir, às situações específicas de cada um deles.

1 - Experiência

2 - Conhecimento

3 - Saberes Pedagógicos

( ) A metodologia de ensino do professor de Matemática parece estar favorecendo a aprendizagem dos alunos.

( ) O professor traz na memória suas lembranças dos professores que teve enquanto aluno.

( ) O professor de Geografia domina o conteúdo “Tipos de Relevo”.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  • A. 1 - 3 - 2.
  • B. 1 - 2 - 3.
  • C. 2 - 1 - 3.
  • D. 3 - 1 - 2.
  • E. 3 - 2 - 1.
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Vygotsky considera a relação entre aprendizagem e desenvolvimento como
  • A. dois processos independentes entre si.
  • B. uma relação unilateral.
  • C. processos idênticos, fundidos em um só.
  • D. processos que mantêm complexas inter-relações.
  • E. processos que mantêm relações antagônicas.
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“O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai construir, precisamente, o currículo. (...) Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão ‘seguir’ aquele currículo.”

Em relação ao currículo e a organização curricular, considerando o fragmento acima, assinale a afirmativa correta.

  • A. O currículo real é aquele que se materializa dentro do espaço da sala de aula, com professores e alunos, a cada dia.
  • B. As teorias críticas de currículo têm como destaque e ênfase os aspectos pedagógicos de ensino e aprendizagem.
  • C. O currículo formal refere-se às influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores provenientes da experiência cultural de cada um.
  • D. O currículo é um reflexo e um produto do processo de planejamento escolar, dando visibilidade ao planejamento participativo, em que, por meio de ações descentralizadas, todos os segmentos da escola participam.
  • E. O currículo oculto traz institucionalmente os conjuntos de diretrizes a serem seguidas, traduzido em disciplinas e programas, passado ao professor na forma de guias de ensino, programas e livros didáticos.
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A Educação Básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. A Educação Básica é formada
  • A. pela educação infantil e pelo ensino fundamental.
  • B. pelo ensino fundamental e pelo ensino médio.
  • C. pela educação infantil, pelo ensino fundamental e pelo ensino médio.
  • D. pela educação infantil, pelo ensino fundamental, pelo ensino médio e pelo ensino superior.
  • E. pela creche, pelo ensino fundamental e pelo ensino médio.
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Leia o fragmento a seguir.

“Os novos currículos concentram-se em torno das competências que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar mudanças sociais que se vislumbrem necessárias.”

Para a organização do currículo por competências é necessário

  • A. considerar os conhecimentos como recursos a serem mobilizados.
  • B. garantir a compartimentação disciplinar.
  • C. praticar uma avaliação classificatória da aprendizagem.
  • D. responsabilizar o professor pela elaboração e avaliação dos projetos de trabalho.
  • E. evitar o surgimento e a discussão de problemas.
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Fernanda, professora do ensino fundamental, argumentou em uma reunião de planejamento curricular:

“O currículo não se esgota nos componentes curriculares e nas áreas de conhecimento.”

De acordo com os fundamentos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, assinale a opção que melhor explica o argumento utilizado pela professora.

  • A. Uma vez que todas as vivências proporcionadas pela escola veiculam valores, atitudes, sensibilidades, orientações e conhecimentos.
  • B. Já que o currículo inclui também as atividades previstas para fixação da aprendizagem.
  • C. Porque se deve considerar como currículo também os objetivos de aprendizagem estabelecidos pelos professores.
  • D. Porque o currículo compreende os componentes curriculares, as áreas de conhecimento e as normas de comportamento.
  • E. Uma vez que se deve também considerar na definição de currículo os conteúdos mínimos que compõem as avaliações externas.
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Para seu primeiro dia de aula, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, em sua primeira experiência enquanto docente, Mariana preparou uma atividade de integração que exigiria movimentação dos alunos na sala de aula. Ao receber os alunos, a professora teve conhecimento de que um deles apresentava paralisia nos membros inferiores e fazia uso de cadeira de rodas. Surpresa com a situação e baseada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a professora:
  • A. manteve a atividade com o restante da turma e solicitou que a família levasse o aluno usuário de cadeira de rodas de volta para casa, evitando-lhe constrangimento e exposição, o que é proibido, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • B. manteve a atividade, fazendo uma adaptação para que o aluno usuário de cadeira de rodas fosse incluído, possibilitando a interação com o restante do grupo, já que sua deficiência apenas o impedia de se locomover sem a cadeira de rodas;
  • C. manteve a atividade, mas retirou o aluno usuário de cadeira de rodas de sala, deixando-o sob a supervisão da secretária escolar;
  • D. manteve a atividade com o restante do grupo e ofereceu papel colorido, lápis de cor e giz de cera para o aluno usuário de cadeira de rodas, orientando-o a fazer um desenho sobre as férias;
  • E. suspendeu a atividade com todo o grupo e solicitou ao coordenador pedagógico que o aluno usuário de cadeira de rodas fosse transferido para outra turma.
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