Questões de Pedagogia da FGV

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Listagem de Questões de Pedagogia da FGV

De acordo com Dainez e Smolka (2019, p. 2): “A educação escolar de crianças com deficiência tem constituído temática de grande relevância atualmente, pelos desafios e dilemas que coloca, tanto em termos das políticas públicas quanto em termos das práticas educativas cotidianas. Essa atenção está em pauta na agenda de pesquisas que enfocam a educação especial no contexto das políticas de educação inclusiva, ampliando o escopo das investigações a respeito das condições e das formas de acolhimento educacional de alunos com deficiência que passam a frequentar a instituição escolar”. 
Sobre a educação especial no contexto das políticas de educação inclusiva, assinale a afirmação correta.

Em texto no qual discute a presença das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC) nas práticas educativas, Libâneo (2009) propõe alguns objetivos pedagógicos para o uso das NTIC.
Avalie se os objetivos pedagógicos para esse uso incluem: 
I. Contribuir para a democratização de saberes socialmente significativos e desenvolvimento de capacidades intelectuais e afetivas, tendo em vista a formação de cidadãos contemporâneos. II. Possibilitar a todos oportunidades de aprender sobre mídias e multimídias e a interagir com elas. III. Propiciar preparação tecnológica comunicacional, para desenvolver competências, habilidades e atitudes para viver num mundo que se informatiza cada vez mais. IV. Aprimorar o processo comunicacional entre os agentes da ação docente-discente e entre estes e os saberes significativos da cultura e da ciência.
Estão corretos os itens:

Segundo o Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental, “Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento”.
Assinale a opção que contém uma competência que não faz parte dessas dez. 

No documento que trata do Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental (p. 21), encontra-se a seguinte informação: “Este currículo, enquanto documento originário da Base Nacional Comum Curricular, é orientado pelo princípio da equidade. Portanto, o planejamento pedagógico deve considerar, dentre seus objetivos, o combate à desigualdade escolar, o que pressupõe o reconhecimento de que grupos diferentes possuem necessidades diferentes. A seguir apresentaremos as particularidades das cinco Modalidades de Ensino”.
Assinale a opção que apresenta as cinco modalidades abordadas no referido documento. 

Em texto no qual analisa a presença da perspectiva da prática, da pesquisa e da reflexão tanto na formação quanto na atuação de professores no Brasil, Pimenta (2008, p. 40) afirma: “A análise compreendida no presente texto coloca em evidência a indiscutível contribuição da perspectiva da reflexão no exercício da docência para a valorização da profissão docente, dos saberes dos professores, dos trabalhos coletivos destes e das escolas enquanto espaços de formação contínua. Isso porque assinala que o professor pode produzir conhecimento a partir da prática, desde que na investigação reflita intencionalmente sobre ela, problematizando os resultados obtidos com o suporte da teoria”. A autora, todavia, identifica, em estudos de outros autores, críticas a essa perspectiva tanto na teoria quanto na prática. 
Assinale a opção que apresenta aspectos negativos da perspectiva, de acordo com a literatura pertinente. 

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