Questões de Pedagogia da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FGV

Para promover a educação em direitos humanos, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos prevê uma série de ações programáticas, entre as quais:
• Solicitar às agências de fomento a criação de linhas de apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão na área de educação em direitos humanos; • Estabelecer políticas e parâmetros para a formação continuada de professores em educação em direitos humanos, nos vários níveis e modalidades de ensino; • Promover pesquisas em nível nacional e estadual com o desenvolvimento de universidades públicas, comunitárias e privadas, levantando as ações de ensino, pesquisa e extensão em direitos humanos, de modo a estruturar um cadastro atualizado e interativo.
Pelo Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, as ações programáticas citadas são de competência da

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) tem sido atualizada para responder a demandas recentes da sociedade brasileira.
As afirmativas a seguir exemplificam corretamente alterações realizadas na LDB desde 2019, à exceção de uma. Assinale-a. 

#Questão 945704 - Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Leia o fragmento a seguir.
É necessário criar na escola uma cultura avaliativa. Não basta somente aplicar o instrumento e mensurar as aprendizagens com um conceito ou nota. O processo avaliativo é muito mais que isso. Precisamos, então, cuidar do planejamento de dois aspectos importantes: o tipo de avaliação a ser utilizada e a diversidade de instrumentos avaliativos.
Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Ensino Fundamental: componente curricular: Língua Portuguesa. São Paulo: SME / COPED, 2019, p.55.
Um dos tipos de avaliação proposto no referido documento é a avaliação formativa. Assinale a opção que descreve corretamente as características dessa avaliação.

#Questão 945705 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Leia o trecho a seguir.
Os projetos abrem para a possibilidade de aprender os diferentes conhecimentos construídos na história da humanidade de modo relacional e não-linear, propiciando às crianças aprender através de múltiplas linguagens, ao mesmo tempo em que lhes proporcionam a reconstrução do que já foi aprendido.
BARBOSA e HORN. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 35.

Com base no trecho citado, é correto afirmar que o trabalho com projetos

#Questão 945706 - Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Leia o fragmento a seguir.
Muitas vezes nos perguntamos o que aconteceu. É tão poderoso o fato de documentar? Sim e não, porque o fato de documentar, além de observar para ver e ouvir aos meninos e às meninas, envolve também uma outra maneira de trabalhar entre os adultos. 
BARBOSA, M. C.; FARIA, A. de; MELLO, S. Documentação pedagógica: teoria e prática. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2017, p. 16.
O conceito de Documentação Pedagógica, tal como caracterizado pelos documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação, apresenta os atributos a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis