Questões de Pedagogia da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FGV

Sobre a função do erro na avaliação formativa, leia o trecho a seguir.


Enquanto a verificação dos conhecimentos adquiridos ao final de um período (avaliação somativa) implica na consideração do erro como uma “falta” definitiva de algo (uma vez que não se pretende voltar mais a ele), no enfoque da avaliação formativa, essa falta é apenas momentânea. A falta apontada pelo erro é, então, considerada como parte integrante do processo de aprendizagem.


CARVALHO, L. M. O.; MARTINEZ, C. L. P. Avaliação formativa: a autoavaliação do aluno e a autoformação de professores. Ciência & Educação, v. 11. 2005.



Assinale a opção que reflete corretamente essa posição.

O trecho a seguir, menciona as diversas dimensões humanas acionadas no jogo.


Ao permitir a ação intencional (afetividade), a construção de representações mentais (cognição), a manipulação de objetos e o desempenho de ações sensório-motoras (físico) e as trocas nas interações (social), o jogo contempla várias formas de representação da criança ou suas múltiplas inteligências, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.


KISHIMOTO, Tizuko. O jogo e a educação. Pro-Posições, Campinas, SP. 1995.



Assinale a opção que exemplifica a dimensão cognitiva.

Sobre a prática do professor, leia o trecho a seguir.


Um professor de profissão não é somente alguém que aplica conhecimentos produzidos por outros, não é somente um agente determinado por mecanismos sociais: é um ator no sentido forte do termo, isto é, um sujeito que assume sua prática a partir dos significados que ele mesmo lhe dá, um sujeito que possui conhecimentos e um saber-fazer provenientes de sua própria atividade e a partir dos quais ele a estrutura e a orienta.


TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes,

2012.



Segundo o que é afirmado, o professor 

O fragmento a seguir diz respeito ao lugar da diversidade no trabalho docente.


As diferenças e a diversidade, como horizonte do trabalho docente, não podem ser apenas adendos, temas transversais, a parte diversificada do currículo; devem ser o eixo de toda a organização curricular, transpassar práticas, estratégias, conteúdos, toda a estrutura das instituições educativas. Isso implica um novo posicionamento do professor com relação aos saberes e à diversidade de crianças, novos posicionamentos políticos e reconfiguração das relações de poder expressas em barreiras, preconceitos e discriminação direcionados às crianças que advêm de grupos subalternizados.


DE MELO, A.; RIBEIRO, D. Interculturalidade e Educação Infantil: reflexões sobre diferenças culturais na infância. Conjectura. Caxias do Sul, RS, 2019.



Assinale a opção que exemplifica a abordagem descrita.

Leia o trecho a seguir.


O pensamento pedagógico nutre-se da prática dos educadores, ao mesmo tempo que também a ilumina; “a prática de pensar a prática é a melhor maneira de aprender a pensar certo. O pensamento que ilumina a prática é por ela iluminado tal como a prática que ilumina o pensamento é por ele iluminada”. Essa prática é, em primeiro lugar, a própria prática do educador que pensa a teoria, mas é, também, a prática coletiva dos educadores.


GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 2004.



O trecho acima versa sobre as relações entre teoria e prática, assim como entre individual e coletivo, no que diz respeito à educação.


Assinale a opção que reflete, corretamente, a posição afirmada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis