1291 Q101586
Ciência da Computação
Ano: 2014
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Segundo a Norma ABNT NBR ISO/IEC 27001:2006, a organização deve continuamente melhorar a eficácia do Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI) por meio do uso da política de segurança da informação, objetivos de segurança da informação, resultados de auditorias, análises de eventos monitorados, ações corretivas e preventivas e análise crítica pela direção. Deve executar ações para eliminar as causas de não-conformidades com os requisitos do SGSI, de forma a evitar a sua repetição. O procedimento documentado para ação corretiva deve definir requisitos para
1292 Q101558
Ciência da Computação
Ano: 2014
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
A declaração do escopo do projeto é um documento-base que deve expressar a concordância entre o cliente e o gerente de projeto para que, a partir dele, o projeto como um todo possa ser planejado. A declaração do escopo do projeto, normalmente,
1293 Q101554
Ciência da Computação
Ano: 2014
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
O gerenciamento de requisitos em grandes sistemas envolve o processamento de grandes volumes de informações sobre requisitos, o que exige o uso de apoio automatizado. As ferramentas de software para esse gerenciamento devem ser escolhidas durante a fase de planejamento de gerenciamento de requisitos. As ferramentas de apoio são usadas, principalmente, para
1294 Q101551
Ciência da Computação
Ano: 2014
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O desenvolvimento de uma solução para um sistema de informação baseia-se no processo de resolução de problemas. Esse processo pode ser descrito em quatro passos:

1. Definição e entendimento do problema.

2. Desenvolvimento de soluções alternativas.

3. Escolha da melhor solução.

4. Implementação da solução.

A seguir são descritas três atividades que ocorrem neste processo:

I. Define cuidadosamente os objetivos do sistema modificado ou do novo sistema e desenvolve uma descrição detalhada das funções que um novo sistema deve desempenhar.

II. Define se cada alternativa de solução é um bom investimento, se a tecnologia necessária para o sistema está disponível e pode ser administrada pela equipe designada da empresa, e se a organi...

1295 Q101502
Ciência da Computação
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Entre as métricas arquiteturais de um projeto de software está a complexidade estrutural de um módulo em uma arquitetura hierárquica.

Qual a complexidade estrutural de um módulo invocado diretamente por 3 outros módulos, com 2 variáveis de entrada, 1 variável de saída, e que invoca diretamente outros 4 módulos?

1296 Q101499
Ciência da Computação
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

O Balanced Score Card, criado por Kaplan e Norton, é uma ferramenta de gestão estratégica de desempenho de empresas.

Que perspectivas do negócio estão cobertas por essa ferramenta?

1297 Q101493
Ciência da Computação
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Com a evolução das pesquisas na área de qualidade, ficou cada vez mais claro para os pesquisadores que este é um conceito complexo e multifacetado. Muitos autores desenvolveram modelos de qualidade baseados na ideia de descrever qualidade como um conjunto de características ou atributos, organizadas de forma hierárquica. Esse movimento também aconteceu na área de qualidade de software, resultando em múltiplos modelos. Um marco importante nessa discussão foi o estabelecimento de um modelo padrão de qualidade de software, representado na norma ISO/IEC 9126, que identificou seis características da qualidade de software, cada uma delas com um conjunto de subcaracterísticas.

Com relação a esse padrão, a acurácia, ou seja, a capacidade de o produto de software prover com o grau de pr...

1298 Q101481
Ciência da Computação
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
No planejamento de projetos de software, e principalmente em metodologias ágeis de desenvolvimento, muitos autores defendem a técnica conhecida como “timebox”, que
1299 Q101475
Ciência da Computação
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
Segundo a metodologia da Análise Estruturada, usada em projetos de sistemas de informações, qual diagrama deve-se usar para representar a transformação de entradas em saídas?
1300 Q101469
Ciência da Computação
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Caso os desenvolvedores decidissem utilizar a técnica de Análise de Pontos de Função para fazer uma estimativa do tamanho do projeto SCL, o diagrama de entidades e relacionamentos desenvolvido permitiria fazer uma contagem inicial dos arquivos lógicos internos.

Considerando a entidade Cliente como um arquivo lógico interno com apenas um tipo de registro e apenas com os campos nela descritos, ela contribuiria com quantos pontos de função não ajustados?