Questões Concurso SEE/SP

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Mantoan declara que a exclusão escolar se manifesta das mais diversas maneiras, e quase sempre o que está em jogo é a ignorância do aluno. Para a autora, isso

A “Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais”, aprovada pela “Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais”, tem por objetivo definir a política e inspirar a ação dos governos. Essa “Linha de Ação” apresenta princípios fundamentais que devem ser respeitados. Entende-se por princípio fundamental desse documento

Tomasini (in Bianchetti e Freire, Orgs.), afirma que tratar da cidadania dos indivíduos com diferenças significa ter no horizonte a ampliação de seus espaços de participação cultural, política e econômica, significa mobilizar suas habilidades intelectuais.

Na visão da autora, historicamente, a cidadania desses indivíduos

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96) estabelece incumbências para os docentes. Identifique, das relacionadas a seguir, aquela que busca garantir diretamente o direito do aluno.

Com base no documento da Resolução SE n.º 11/2008 (art. 13), além do atendimento prestado ao aluno, caberá ao professor da educação especial o desempenho de algumas funções, dentre elas:

I. oferecer apoio técnico-pedagógico aos responsáveis pelos alunos, bem como à comunidade.

II. orientar a equipe escolar quanto aos procedimentos e estratégias de inclusão dos alunos nas classes comuns e participar da elaboração da proposta pedagógica da escola.

III. integrar os conselhos de classes/ciclos/séries/termos e participar das HTPCs e/ou outras atividades coletivas programadas pela escola.

Está correto o contido em

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