Questões de Pedagogia da VUNESP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da VUNESP

Existem temas cujo estudo exige uma abordagem particularmente ampla e diversificada. Estes temas envolvem um aprender sobre a realidade, na realidade e da realidade, destinando-se também a um intervir na realidade para transformá-la. Na verdade, os temas transversais prestam-se de modo muito especial para levar à prática a concepção de formação integral da pessoa.
Com relação à transversalidade, conforme o texto de Garcia, Transversalidade e Interdisciplinaridade, é correto afirmar que

O ensino-aprendizagem de Ciências deve nortear-se pela capacidade de instrumentar o aluno para melhor compreender a realidade na qual está inserido, possibilitando-lhe uma atuação consciente sobre ela.
Com relação às habilidades que levariam a esta instrumentalização, segundo Delizoicov e Angotti (1994), algumas são próprias das disciplinas de Ciências Naturais e, portanto, devem ser desenvolvidas com maior empenho nessas aulas. Dentre elas, destaca-se a classificação, habilidade que

No ensino da matemática, para realizar seu trabalho, cada professor escolhe uma estratégia de aprendizagem. E, explícita ou implicitamente, esta escolha é influenciada por múltiplas variáveis: o ponto de vista do professor a respeito da matemática, seu ponto de vista a respeito dos objetivos gerais do ensino e a respeito dos objetivos que considera específicos da matemática etc.
Na obra Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas, Charnay (1996) aborda três modelos de aprendizagem. No modelo chamado “aproximativo”, o

Uma professora de ensino fundamental trabalha com alunos que podem construir novas operações, operações de lógica proposicional, e não simplesmente as operações de classes, relações e números. Estas crianças atingiram novas estruturas, que são combinatórias, correspondentes ao que os matemáticos chamam de redes (lattices), e também atingiram grupos mais complicados de estruturas.
Considerando os estágios de desenvolvimento dessas estruturas operacionais propostos por Piaget (2009), é correto afirmar que estas crianças estão no estágio

Em sua prática, o professor deve ter algum critério para selecionar os textos que serão produzidos com os estudantes.
Conforme o documento Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade, os autores Dolz e Schneuwly defendem o ponto de vista de que os professores deveriam propiciar em todos os anos, entre outros, o contato com textos da ordem do descrever ações, tais como

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis