Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Uma teoria é uma tentativa humana de sistematizar uma área de conhecimento, uma maneira particular de observar, prever e propor a resolução de problemas. Nesse sentido, uma teoria da aprendizagem é uma construção humana que tenta entender o que é e como se processa a aprendizagem.
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta em relação à teoria da educação.

Ao pesquisar aspectos relacionados ao desenvolvimento das crianças, Leontiev postula que a atividade principal é aquela cujo desenvolvimento governa as mudanças mais importantes nos processos psíquicos e traços psicológicos da personalidade da criança em cada período de seu desenvolvimento.
De acordo com os pressuposto de Leontiev, a atividade principal é aquela:
1. No interior da qual surgem e se diferenciam outros tipos de atividade.
2. Na qual os processos psíquicos particulares tomam forma ou são reorganizados.
3. Da qual dependem, de forma mais íntima, as principais mudanças psicológicas na personalidade infantil.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A teoria das inteligências múltiplas (proposta em 1983 por Howard Gardner, pesquisador norte-americano) baseia-se na psicologia desenvolvimentalista e na neuropsicologia. Ela salienta que o ser humano é capaz de desenvolver diferentes inteligências, que funcionam independentemente, mas que estão combinadas em quase todas as atividades razoavelmente sofisticadas. São elas:

Vigotski (2009) descreve que o desenvolvimento infantil pode ser definido em duas linhas: o natural abarcado pelo crescimento e maturação; o cultural com o domínio de meios e instrumentos culturais.
Nesse sentido, Vigotski (2009) compreende que:

Entendendo “que o desenvolvimento vai além de uma determinação biológica e necessita uma abordagem multiconceitual e, consequentemente, multidisciplinar” (BRASIL, 2002), alguns sinais preditivos de desvios do desenvolvimento devem ser observados de acordo com o marco de cada etapa do desenvolvimento.
Alguns desses sinais são:
1. senta-se sem apoio. 2. não emite sons (balbucio). 3. não apresenta reflexos motores. 4. vira a cabeça para uma voz ou objeto sonoro. 5. perturbações ligadas ao sono e à alimentação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis