Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

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Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

A educação deve fornecer de algum modo, os mapas do mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele. Nesta visão prospectiva, uma resposta puramente quantitativa à necessidade insaciável da educação - uma bagagem escolar cada vez mais pesada, já não é mais possível, nem mesmo adequada. Assim, a educação para o século XXI, para dar resposta ao conjunto de suas missões, deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens, consideradas os pilares da educação: 

Para Gadotti (2002), dentro de uma prática pedagógica crítica em que praticamos uma teoria interrogativa dialética, é necessário um estudo das teorias educacionais que nos convidam a uma ação individual e coletiva, além de outras leituras, instrumentos fundamentais para aquisição de um vocabulário básico que constituem o fundamento do hábito de pensar, dentre esses pode-se destacar: 

Luckesi (2018) aponta que, até finais de 1980, predominava na prática educativa no Brasil a tendência de atribuir ao estudante individual a responsabilidade pelo próprio insucesso escolar. A partir das últimas décadas do século XX, inicia-se um movimento de olhar para a instituição e os sistemas de ensino como responsáveis pelo fracasso escolar.
Considere as afirmativas a seguir a respeito da abrangência da avaliação em educação e assinale com (V) as VERDADEIRAS e com (F) as FALSAS, considerando a legislação educacional e as proposições de Luckesi.
( ) A avaliação institucional permite subsidiar a tomada de decisões visando garantir o desempenho ou resultados satisfatórios, como instituição.
( ) O Índice da Educação Básica (IDEB) permite conhecer o resultado de cada instituição de ensino, como um todo. O IDEB atua, pois, na avaliação da instituição escolar e nos sistemas de ensino.
( ) SAEB e ENEM fazem parte do sistema de avaliação da Educação Básica; enquanto o SINAES está voltado para a avaliação do Ensino Superior.
( ) O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior compreende a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.
( ) Todas as formas de avaliação - da aprendizagem, institucional e de larga escala, são fundamentais para a administração satisfatória da educação, permitindo a tomada de decisões, seja no atendimento aos estudantes ou na proposição de políticas de melhoria das condições para a realização do desempenho almejado.
A sequência CORRETA é:

#Questão 944597 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, COTEC, 2023, Prefeitura de São Romão - MG, Professor/Professor de Apoio/Professor de Educação Física

A teoria de aprendizagem é uma construção humana para interpretar sistematicamente a área do conhecimento que se denomina aprendizagem. Ela apresenta o ponto de vista de um autor/pesquisador sobre como interpretar o tema aprendizagem e quais são as variáveis independentes, dependentes e intervenientes, tentando explicar o que é aprendizagem, porque ela funciona e como funciona. No caso das teorias de aprendizagem, são três as filosofias subjacentes: a comportamentalista (behaviorismo), a humanista e a cognitivista (construtivismo). Analise as proposições a seguir sobre filosofia da aprendizagem e assinale a CORRETA.  

A psicologia moderna começou a se estabelecer apenas no final do século XIX, por meio os estudos de Wundt, Weber e Fechner. Assim, o status de ciência atribuído à psicologia foi conquistado quando ocorreu seu desligamento da filosofia e seu objeto de estudo foi definido: o comportamento; a vida psíquica; a consciência. As descrições a seguir estão relacionadas às abordagens que deram origem dos estudos psicológicos; analise-os.
I. O que os homens fazem e porque fazem? Esta é a pergunta do pioneiro da corrente considerada a primeira sistematização genuína de conhecimentos em psicologia. Essa corrente se preocupava em compreender o funcionamento e a adaptação da mente dos indivíduos ao meio em que estão inseridos. II. Seus fundadores buscaram estudar os estados elementares da consciência, como a estrutura do sistema nervoso central. O método de observação é o introspeccionismo, e os conhecimentos psicológicos produzidos são eminentemente experimentais, isto é, produzidos a partir do laboratório. III. Primeira teoria de aprendizagem na psicologia. A premissa dessa escola é que a aprendizagem ocorre por meio de um processo de associação de ideias, das mais simples às mais complexas. Formulou a lei do efeito, compreendida como um processo de reforço associado à aprendizagem.
As descrições referem-se às abordagens:

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