Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Julgue o item a seguir. 


A educação cognitiva, tendo em vista a forma harmoniosa do desenvolvimento cognitivo e emocional dos sujeitos, tem como propósito oferecer ferramentas psicológicas que permitam potencializar a capacidade de aprender. Ao defender uma perspectiva ativa do diagnóstico do potencial de aprendizagem, a educação cognitiva pretende em primeiro lugar aproximar-se da zona de desenvolvimento proximal (ZDP) do indivíduo, ou seja, do seu nível de modificabilidade cognitiva, conceito estudado e estabelecido pelo teórico Jean Piaget.

A escola de educação infantil é um espaço em que as crianças concretizam travessuras. A exploração dos espaços é um atrativo e, portanto, elas são mais suscetíveis a acidentes pela inquietação e imprevisão natural da faixa etária. Por esse motivo, alguns cuidados no ambiente físico devem ser tomados. Assinalar a alternativa que NÃO corresponde a um desses cuidados.

As provas projetivas são utilizadas no contexto psicopedagógico como um meio de análise e depuração do sistema de hipóteses e devem ser aplicadas quando há suspeita de implicações emocionais ou vínculos negativos com a aprendizagem. Quando se aplica uma prova projetiva, o sujeito projeta para fora de si o que se recusa a reconhecer em si mesmo ou o ser em si. Segundo professor Jorge Visca, são recursos, dentre outros, para a compreensão de variáveis emocionais que condicionam, de forma positiva ou negativa a aprendizagem. Sobre as informações dadas, é possível afirmar que se trata de uma das provas projetivas utilizada em um diagnóstico psicopedagógico; assinale-o.

De acordo com Visca, a Psicopedagogia foi inicialmente uma ação subsidiada da Medicina e da Psicologia, perfilando-se posteriormente como um conhecimento independente e complementar, possuída de um objeto de estudo, denominado de processo de aprendizagem, e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios.
(VISCA apud BOSSA, 2000, p. 2.1.)
Todo campo de saber possui história, que, bem compreendida, fornece àqueles que se aventuram uma consciência bem forjada de sua atuação. Portanto, o resgate dos aspectos historiográficos da Psicopedagogia possibilita-nos situá-la no presente e, às apalpadelas, perscrutar o seu futuro. Sobre a história da Psicopedagogia, analise as afirmativas a seguir.
I. Surgiu nos Estados Unidos, no século XIX, e as primeiras ideias sobre a Psicopedagogia vêm de encontro às dificuldades em relação à aprendizagem e à necessidade de justificar as desigualdades sociais; esperava-se que através da união da pedagogia, psicologia e psicanálise fosse possível conhecer a criança e o seu cotidiano, para compreender e determinar uma ação reeducadora.
II. Nas décadas de 60 e 70 surgiu, na Argentina, a Psicopedagogia e foi em Buenos Aires, sua capital, a primeira cidade a oferecer o curso de Psicopedagogia. Criou-se os Centros de Saúde Mental, onde equipes de psicopedagogos atuavam fazendo diagnóstico e tratamento.
III. Foi introduzida no Brasil baseada nos modelos médicos de atuação e foi dentro desta concepção de problemas de aprendizagem que se iniciaram a partir de 1970 com cursos de formação de especialistas em Psicopedagogia na Clínica Médico-Pedagógica de Porto Alegre. Entretanto, somente nos anos de 1990 esses cursos se propagaram, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde há maior demanda de especializações e de trabalhos realizados na área.
IV. Na década de 80, na cidade de São Paulo, surge a Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), fruto dos questionamentos e estudos de um grupo de profissionais atuantes e envolvidos nas questões relacionadas à aprendizagem. Os primeiros movimentos da ABPp surgem no Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo, pela necessidade das definições das funções do psicopedagogo.
Está correto o que se afirma em 

Considere a avaliação psicopedagógica na qual é possível observar qual a modalidade de aprendizagem a criança se encontra, podendo ser esta hipoassimilativa, ou hiper-assimilativa, ou hipoacomodativa, ou hiper-acomodativa. Infere-se que trata do seguinte instrumento de avaliação:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis