Questões de Pedagogia da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Instituto Consulplan

A formação de magistrados que atuam como formadores e das equipes pedagógicas das escolas judiciais é considerada uma necessidade prioritária pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) porque: 

No contexto da oferta de ensino fundamental à distância para pessoas em situação de privação de liberdade, prevista no Decreto nº 9.057/2017, qual é a justificativa legal para essa possibilidade?

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) recebe, eventualmente, consultas acerca da implementação e avaliação de políticas públicas educacionais nas escolas públicas do estado, especialmente em relação ao currículo escolar. Tais processos envolvem a análise de propostas de reestruturação curricular, com foco na função social da escola e na adequação das metodologias de ensino. Em um desses processos houve questionamento sobre a adequação do currículo escolar de uma determinada escola pública estadual. A escola tem sido alvo de críticas por priorizar atividades comemorativas e eventos isolados à revelia do ensino de conteúdos sistematizados. Considerando a elaboração de um parecer técnico sobre a situação e, ainda, o contexto da função social da escola em conjunto com a reflexão sobre o currículo escolar no Brasil, é possível afirmar que a escola:

Considere que um Pedagogo do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) foi incumbido de desenvolver um programa corporativo voltado para a formação continuada dos servidores, melhorando a resolução de problemas no ambiente de trabalho. Para isso, a equipe utilizou uma abordagem construtivista com base na teoria piagetiana, articulando a interação social e os processos cognitivos como elementos centrais do desenvolvimento intelectual. O programa foi estruturado em quatro etapas: 1. Diagnóstico inicial: identificação dos conhecimentos prévios e análise do nível de abstração dos participantes; 2. Problemas simulados: proposição de desafios práticos baseados no fluxo de trabalho institucional, promovendo discussões em grupo; 3. Autoavaliação e reflexão coletiva: após cada desafio, os participantes analisam suas escolhas, identificam padrões de pensamento e constroem estratégias aprimoradas com a mediação dos facilitadores; 4. Aplicação real: transferência das soluções construídas durante as simulações para situações reais do cotidiano laboral. De acordo com os fundamentos da teoria piagetiana, o programa desenvolvido:

I. Incorpora, na etapa de diagnóstico inicial, a noção de equilíbrio, proposta por Piaget, ao buscar identificar e ajustar o conhecimento existente dos participantes antes de propor novos desafios, equilibrando suas estruturas cognitivas.

II. Negligencia a dimensão biológica descrita por Piaget, pois se concentra nos aspectos cognitivos e sociais dos participantes, ignorando a relação de hierarquia entre os elementos biológicos e psicológicos no processo de adaptação.

III. Está alinhado ao processo de desequilíbrio cognitivo na proposição de problemas simulados, que, segundo Piaget, é essencial para o desenvolvimento intelectual, ao desafiar os participantes a reorganizarem suas estruturas cognitivas.

IV. Reforça a autorregulação, na etapa de autoavaliação e de reflexão coletiva, como objetivo principal do programa, criando oportunidades para os participantes analisarem suas escolhas e ajustarem suas estratégias em busca de equilíbrio interno.

V. Embora centrado em processos de desenvolvimento intelectual, desconsidera a importância das fases evolutivas do desenvolvimento descritas por Piaget, não explorando diretamente as diferentes capacidades cognitivas associadas a cada fase.


Está correto o que se afirma apenas em

De acordo com Barros (2008, p. 18), existem fatores que se relacionam e expressam a diversidade a cultural [...]. Diversidade cultural é diversa, ou seja, não se constitui como um mosaico harmônico, mas um conjunto de opostos, divergentes e contraditórios. A diversidade cultural é cultural e não natural, ou seja,resulta das trocas entre sujeitos, grupos sociais e instituições a partir de suas diferenças, mas também de suas desigualdades, tensões e conflitos. [...]
(Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/ educacao/professor-e-os-desafios-atuais.htm.)
Os resultados de vários estudos indicam que as principais dificuldades para o trabalho da diversidade cultural em sala de aula estão relacionadas aos seguintes fatores:
I. Preconceito racial e cultural muito presente em nossa sociedade e que reflete na formação das crianças.
II. Formação inicial do professor frágil no que tange à diversidade cultural e certas limitações no currículo escolar.
III. Políticas educativas permeadas pela ideia de uma cultura homogênea, em que a educação é destinada a conformar alunos à função de bons cidadãos, que cumprem deveres, partilham uma mesma identidade nacional.
Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis