Questões de Pedagogia da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Instituto Consulplan

Questões de gênero, religião, raça/etnia ou orientação sexual e a sua combinação direcionam práticas preconceituosas e discriminatórias da sociedade contemporânea. Se o estereótipo e o preconceito estão no campo das ideias, a discriminação está no campo da ação, ou seja, é uma atitude. É a atitude de discriminar, de negar oportunidades, de negar acesso, de negar humanidade. Nessa perspectiva, a omissão e a invisibilidade também são consideradas atitudes, também se constituem em discriminação.
(Carrara, 2009, p. 27.)
Diante do exposto e considerando o cenário escolar atual, percebe-se a necessidade de repensar as práticas escolares, para melhor atender essas problemáticas que permeiam os muros das escolas; pensando nas possibilidades de mudanças, as práticas pedagógicas devem, EXCETO: 

É impossível falar de indisciplina sem falar de autoridade. E percebe-se, hoje, que nunca na história a sociedade viveu tão fortemente a crise de autoridade, desde as instituições mais simples como a família até as mais complexas. Ao analisarmos as diversas definições de disciplina ou indisciplina percebemos uma gama de possibilidades, no entanto, elas têm em sua estrutura algo em comum: as palavras ordem, normas ou regras aparecem em todas as definições como sendo premissas para que ocorra a disciplina. Nesse contexto, temos de antemão a certeza de que sem ela (a disciplina), não é possível atingir objetivos dentro de uma organização. Considere que autoridade não é dada de “mão beijada”, mas é algo que se constrói; ter autoridade é muito diferente de ser autoritário, e que o estudante precisa aprender a noção de limite e isso só ocorre quando ele percebe que há direitos e deveres para todos, sem exceção. Sobre o exposto, é uma ação coerente de um professor autoritário:

#Questão 945472 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Pedagogia

Considerando os diferentes perfis familiares na contemporaneidade, assinale a afirmativa INCORRETA. 

As escolas, de modo geral, estão buscando preparação para a utilização das mídias na educação, investindo em formação continuada de professores através de cursos presenciais e a distância. Estão equipando o ambiente escolar ao transformar salas de aula tradicionais em laboratórios de informática e outros ambientes em sala da TV escola ou em laboratórios multidisciplinares. Com isso, a escola é adaptada para propiciar acesso e qualidade no uso das mídias em sala de aula.
(Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/as-midias-nocontexto-escolar.htm. Adaptado.)
A escola começou pouco a pouco a fazer parte da era digital, o que acarreta diversas mudanças no contexto educacional. Sobre o processo de aprendizagem com o auxílio de ferramentas tecnológicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O aluno passa a utilizar estratégias, tais como formulação de hipóteses e tomada de decisões, possibilitando que, juntamente com o professor, ele construa o seu conhecimento.
( ) Alunos e professores têm possibilidade de contrastar ideias, conceitos, verificar diferentes opiniões sobre o mesmo assunto, gerando uma interação em sala de aula.
( ) O aluno deixa a posição de passividade, na qual apenas recebia informações de livros e do professor, para se tornar um ser mais partícipe do seu processo educativo.
( ) A qualidade das informações com as quais os alunos têm contato muitas vezes é um obstáculo para os professores; é preciso estimular no aluno o pensamento crítico e ensiná-lo a buscar informações em fontes confiáveis.
A sequência está correta em 

Jean Piaget (1896-1980) foi um dos grandes estudiosos do desenvolvimento cognitivo. Ele fundamenta-se no pressuposto de que o desenvolvimento mental não pode ser dissociado do crescimento físico e defende que há um paralelismo entre eles. A inteligência, para Piaget, modifica-se à medida que a criança se desenvolve e parte de um continuum entre reflexos biológicos, movimentos espontâneos e hábitos adquiridos, que podemos localizar na fase de bebê, até alcançar as habilidades de realizar operações abstratas, características do final da adolescência. Sobre os estágios desenvolvidos na teoria de Piaget e considerando que de doze anos em diante o adolescente organiza ideias, eventos e objetos, imaginando e pensando dedutivamente sobre eles, é possível inferir que se trata do estágio: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis