Questões de Pedagogia da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Instituto Consulplan

Considere a avaliação psicopedagógica na qual é possível observar qual a modalidade de aprendizagem a criança se encontra, podendo ser esta hipoassimilativa, ou hiper-assimilativa, ou hipoacomodativa, ou hiper-acomodativa. Infere-se que trata do seguinte instrumento de avaliação:

Emília Ferreiro e Ana Teberosky partiram do pressuposto da teoria piagetiana – de que todo conhecimento possui uma origem – e, pelo método clínico de Piaget, observaram uma centena de crianças e seu funcionamento do sistema de escrita. Elas queriam entender como as crianças se apropriam da cultura escrita, criando a obra intitulada de “Psicogênese da Língua Escrita”, introduzida no Brasil por volta dos anos 1980. O fato de questionarem e considerarem o que as crianças sabem antes da alfabetização modificou toda a forma de pensar da época e ainda hoje tais ideias embasam muitos profissionais. Diversas práticas construtivistas foram lançadas no dia a dia da sala de aula por influência da Psicogênese da Língua Escrita. Nessa obra, as autoras criticam os métodos utilizados para alfabetização e afirmam que há uma “verdadeira escrita inibida pelos métodos tradicionais”, visto que estes utilizam a cópia como ferramenta fundamental. “A verdadeira escrita (...)seria a escrita espontânea: aquela que proporcionaria à criança pensar sobre as regras que constituem o sistema de escrita.”
(PICOLLI; CAMINI, 2013.)
Diante do exposto, analise a imagem a seguir: 
Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em: https://www.google.com/search?q=imagens+de+ hipoteses+de+escrita&tbm=isch&ved=2ahUKEwjeyNPS1738AhWOrpUC HaaUBDEQ2cCegQIABAA&oq=IMAGENS+HIPOTESES+&gs_lcp=CgNpbW cQARgAMg.)
Considerando as hipóteses da língua escrita segundo a “Psicogênese da Língua Escrita”de Emília Ferreiro e AnaTeberosky, infere-se que a imagem representa a hipótese:

Piaget, quando descreve a aprendizagem, tem um enfoque diferente do que normalmente se atribui a esta palavra. Ele separa o processo cognitivo inteligente em duas palavras: aprendizagem e desenvolvimento. Para Piaget, segundo Macedo (1994), “a aprendizagem refere-se à aquisição de uma resposta particular, aprendida em função da experiência, obtida de forma sistemática ou não. Enquanto que o desenvolvimento seria uma aprendizagem de fato, sendo ele o responsável pela formação dos conhecimentos”. Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a, basicamente, em quatro estágios, que ele próprio chama de fases de transição. Essas quatro fases são: sensório-motor (0-2 anos); pré-operatório (2-7,8 anos); operatório-concreto (8-11 anos); e, operatório-formal (a partir de 11 anos). Considere o estágio onde a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Apesar de não se limitar mais a uma representação imediata, depende do mundo concreto para abstrair. Desenvolve um importante conceito que é a reversibilidade. De acordo com as informações dadas, trata-se do estágio:

A escola caracteriza-se como um espaço concebido para a realização do processo de ensino-aprendizagem do conhecimento historicamente construído; lugar no qual, muitas vezes, os desequilíbrios não são compreendidos.
(GASPARIAN, 1997, p. 24.)
A Psicopedagogia no contexto escolar busca investigar, estudar e desenvolver formas que subsidiarão as dificuldades de aprendizagem do ser humano, coletando o máximo de informações relacionadas ao processo e ao indivíduo avaliado. Com esta coleta de informações, busca-se identificar aspectos positivos, capacidade e potencialidade do aluno, conforme afirma Nascimento (2013). Para que o psicopedagogo possa intervir com competência no espaço escolar, precisa considerar alguns indicadores, que são fundamentais para a melhoria dos processos. Nesse sentido, o psicopedagogo deve planejar seu trabalho de forma a contribuir para, EXCETO: 

Por muitos anos, preservou-se, no Brasil, a tradição de uma Educação Infantil assistencialista e compensatória, que sempre esteve dissociada da Educação Básica. As creches e as pré-escolas existiam com a finalidade de, na ausência das famílias, suprir necessidades mais básicas das crianças, como alimentação e higiene e também àquelas carências oriundas de sua situação socioeconômica. Nas últimas décadas, percebe-se um movimento de rompimento com esta tradição, a partir de uma ressignificação da educação observada pela Constituição Federal; pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; e, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que passou a dar vez a uma educação cidadã, modificando alguns objetivos e a natureza da educação institucionalizada. Somente com a promulgação da LDB (1996) é que a Educação Infantil passou a integrar a Educação Básica, ampliando as considerações a respeito do caráter educativo destas instituições. A partir disto, consolida-se a concepção de Educação Infantil que vincula “cuidar e educar” como características indissociáveis do processo educativo; e que contempla diversos aspectos do desenvolvimento infantil durante a vida escolar.
(Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/pibidedinfantil/2021/06/01/ triplice-da-educacao-infantil-cuidar-educar-e-brincar/.)

Diante do exposto e considerando os dois elementos na educação infantil, o “cuidar” e o “educar”, bem como o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, analise a afirmativas a seguir.
I. Cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda integração de vários campos de conhecimentos e cooperação de profissionais de diferentes áreas, pois exige conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica.  II. Educar é uma dinâmica que possibilita o desenvolvimento de habilidades e a potencialização de saberes a partir de um conjunto de ferramentas socioafetivas e pedagógicas num contexto de segurança e respeito que promove o pleno desenvolvimento infantil. III. Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis