Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

São reconhecidamente bases psicológicas da aprendizagem: Empirista, Inatista, Construtivista e a Histórico-Cultural.

Qual delas busca a aproximação do aprendente com o objeto de conhecimento por meio de elementos presentes em seu cotidiano, o que facilita e promove o processo de aprendizagem de forma efetiva? 

Às teorias de aprendizagem são apresentadas aos professores durante a sua formação. De acordo com uma dessas teorias, as diferentes estruturas mentais são modificadas e combinadas por meio das experiências, da adaptação ao ambiente e da organização da nossa mente. A adaptação se dá por meio de um processo de assimilação, que modifica a realidade externa, e de um processo de acomodação, que é o que modifica nossas estruturas mentais. O texto nos remete ao seguinte autor: 

(...) Num primeiro momento da Psicomotricidade nós vamos ter um lado, um vigoroso envolvimento da Educação Física com as tarefas da escola, com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender (talvez bem mais do que com o de ensinar), com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores. Mergulhamos num outro universo teórico, metodológico e linguístico. Descobrimos, naquele momento, que estávamos na escola para algo maior, para a formação integral da criança. A Educação Física era apenas um meio (...).
SOARES, Carmen Lúcia. Educação física escolar: conhecimento e especificidade. In: Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl. 2, p. 6-12, 1996, p. 9
Nessa perspectiva, a autora cita a influencia da psicomotricidade na Educação Física, de forma: 

De acordo com a proposta curricular ilustrada na obra “Práticas Corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas” (NEIRA, 2014), para uma pedagogia culturalmente orientada, é preciso: 

Aquino (1997, p. 97) aponta que o erro/fracasso escolar está relacionado a um determinado discurso proveniente da medicina e da psicologia e tais campos são usados para legitimar o discurso de “distúrbios de aprendizagem”. Há, nas palavras do autor, uma patologização do cotidiano escolar. Haveria até um campo disciplinar, científico, que se dedica a “obter uma fatigante escala das variantes nosológicas de tais distúrbios”. Há, genericamente, um rótulo a esse campo, apontado no texto de Aquino. Que rótulo seria esse?    

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis