Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

#Questão 943688 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação

Todas as alternativas que seguem se referem aos estudos teóricos de Yves de La Taille (2019) sobre Jean Piaget, acerca da interação social e socialização. Assinale aquela que contradiz a teoria. 

Criada pelo escritor e psicólogo Skinner, a teoria da aprendizagem em que as mudanças no comportamento são moldadas pelas consequências desse comportamento, dando lugar, desse modo, a comportamentos novos e mais complexos, é denominada: 

Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A sala de aula é um local de descobertas, interação social, superação e desafios. Também é nela que a aprendizagem acontece, envolvendo experiências construídas por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais.
PORQUE
II. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.


“Quem sou eu? O que me leva a pensar? Por que existe o sentimento de afeto? Por que amo e quem me ama? As respostas a essas questões compreendem “o senso do eu” (...). Inteligência extremamente nítida em pessoas que revelam extrema capacidade de compreender a natureza humana em si mesmas. Quem possui essa inteligência em grau acentuado muitas vezes valoriza o ficar consigo mesmo” (ANTUNES, 2014). Esse trecho descreve qual das inteligências presentes na teoria das Inteligências Múltiplas do pensador Howard Gardner?

#Questão 943795 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educação Infantil

Vigotski (2009) atribui grande importância às formas superiores de pensamento e linguagem, sendo estas desenvolvidas na relação com a cultura. Quanto à psicologia histórico-cultural, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
Vigotski, L. S. (2009). La imaginación y el arte en la infancia. 9. ed. Madrid: Ediciones Akal (trabalho original publicado em 1930).
I. Permite compreender como, gradativamente, a imaginação possibilita ao homem se apropriar das produções materiais e simbólicas, transformando-as.
II. Ocupa-se em compreender como o sujeito da linguagem se constitui, e a partir disso tem-se a necessidade de criticar as leituras que essencializam e universalizam os processos de constituição dos sujeitos.
III. Compreende que o conjunto de reações emocionais (choro, raiva, sono, regozijo etc.) independe da integração entre pensamento, afeto e imaginação.
IV. Entende que o desenvolvimento mental e o motor estão intimamente correlacionados desde sua origem, todavia independem da relação dialética entre social e individual.
V. Auxilia na compreensão do desenvolvimento das emoções, sendo este um aspecto central a ser considerado na constituição da singularidade.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis