Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

A trajetória da psicopedagogia no Brasil reflete um conjunto de influências que emergiram a partir das intersecções entre práticas pedagógicas e psicológicas, especialmente no contexto do desenvolvimento educacional do século XX. Entre as influências que foram determinantes para a consolidação da psicopedagogia como um campo interdisciplinar de atuação, qual se destaca como a mais significativa na perspectiva da integração entre psicologia e educação?

#Questão 1133797 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Avança SP, 2025, Prefeitura de Morungaba - SP, Professor de Educação Básica II - Educação Especial - Edital nº 1

Ao analisar o desenvolvimento infantil, há várias controvérsias entre autores e estudiosos. Em situação contrária, também são observados consensos, como os destacados a seguir, EXCETO: 

#Questão 1133806 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Avança SP, 2025, Prefeitura de Morungaba - SP, Professor de Educação Básica II - Educação Especial - Edital nº 1

Analise as asserções seguintes e destaque a alternativa correspondente.

I - O estudo da plasticidade neural demonstra que o ser humano é ilimitado e que, apesar das condições genéticas ou neurológicas, o ambiente tem forte intervenção nesses fatores.
II - Logo, uma criança com atraso no desenvolvimento motor, ou com uma paralisia cerebral, quando incluída em ambiente escolar inclusivo, tem inúmeras razões para se sentir provocada a desenvolver habilidades que não desenvolveria em um ambiente segregado.

#Questão 1134169 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Educação Especial (Deficiência Intelectual)

Com base na teoria vygotskyana, Trentin (2018) destaca que a ideia de que a criança deve atingir um determinado nível de desenvolvimento conforme sua idade é inválida. Isso ocorre porque o desenvolvimento é construído de forma individual e não depende exclusivamente da idade, mas dos estímulos recebidos no ambiente em que a criança está inserida. Assim, em relação à criança com Deficiência Intelectual, é essencial a compreensão de suas

A aquisição da linguagem de sinais na criança surda acontece em estágios. Sobre esses estágios, analisar os itens. 

I. Período pré-linguístico. II. Estágio de uma palavra. III. Estágio das primeiras combinações. IV. Estágio das múltiplas palavras.

Está CORRETO o que se afirma:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis