Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

#Questão 1047949 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Instituto Consulplan, 2022, SEED-PR, Área de Conhecimento: Professor para Séries Iniciais

O período compreendido entre, aproximadamente, 7 a 12 anos tem como característica principal a utilização do raciocínio lógico, de maneira a superar o caráter instável e subjetivo do pensamento próprio do período anterior. O pensamento infantil, de acordo com Piaget, torna-se lógico por conta da organização de sistemas operacionais, que satisfazem as leis dos conjuntos comuns. Embora as crianças desse período possam raciocinar conceitualmente sobre objetos concretos, não sabem pensar de modo abstrato, de um modo científico, que será próprio da fase posterior. De acordo com os estudos piagetianos sobre o desenvolvimento humano, neste período, analise as afirmativas a seguir.
I. A criança preocupa-se em compreender o pensamento do outro, bem como em se fazer compreender e ver aceitos os seus argumentos, com a necessidade, portanto, de transmitir o que pensa; há o início da reflexão. Ocorre significativo aumento de empatia da criança para com os sentimentos e condutas dos outros, manifestando, ainda, sentimentos morais e sociais de cooperação, com a colaboração efetiva dos colegas. II. A inteligência mostra-se em um caminhar progressivo, a fim de alcançar maior adaptação; nesse caso, a assimilação e a acomodação realizam um papel essencial entre o indivíduo e o meio. A criança, que anteriormente não conseguia operar utilizando-se do constructo da reversibilidade, nesse período, é capaz de fazê-lo. Ela se torna capaz de perceber que cada operação comporta uma operação inversa. III. A criança entende que a quantidade de líquido permanece a mesma; ainda que seja alterado o recipiente em que estava inicialmente, manterá a mesma quantidade que tinha (reversível). Assim, guiada pela capacidade de realizar operação intelectual, a criança consolida noções de conservação, de número, de substância, de volume, de peso e de causalidade. IV. O raciocínio da criança torna-se dedutivo, com a captação do real como um processo e movimento do todo para as partes. Desse modo, a criança é capaz, neste período, de realizar operações, ou seja, um ato representacional que se constitui em um conjunto de atos inter-relacionados.
Está correto o que se afirma em 

Em conformidade com a teoria de Piaget (1997), o construtivismo é o processo de aprendizagem do indivíduo de acordo com interações e perturbações do conhecimento em seu meio, considerando, como critério, a idade do indivíduo relacionada ao contexto. Sobre os conceitos da teoria de Piaget, assinale a afirmativa correta.

Vários estudiosos vêm se dedicando a pesquisar e a se aprofundar em uma concepção do desenvolvimento intelectual humano que, para muitos, não é, em sentido estrito, uma teoria, mas integra diversas contribuições teóricas baseadas em princípios construtivistas. As teorias interacionistas do desenvolvimento apoiam-se na ideia de interação entre o organismo e o meio. A aquisição do conhecimento é entendida como um processo de construção contínua do ser humano em sua relação com o meio. Organismo e meio exercem ação recíproca.
(Fosnot, 1998.)
De acordo com as informações dadas, considere dois importantes teóricos interacionistas: Piaget e Vygotsky; analise as afirmativas a seguir.
I. “Para ____________, o conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento, nem como resultado do simples registro de percepções e informações. Resulta das ações e interações do sujeito com o ambiente onde vive.” II. “Para ____________, o homem se produz ‘na’ e ‘pela’ linguagem, isto é, é na interação com outros sujeitos que formas de pensar são construídas por meio da apropriação do saber da comunidade em que está inserido o sujeito. A relação entre homem e mundo é uma relação mediada, na qual, entre o homem e o mundo existem elementos que auxiliam a atividade humana.” III. “Para ____________, as habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo não são determinadas por fatores congênitos. São isto sim, resultados das atividades praticadas de acordo com os hábitos sociais da cultura em que o indivíduo se desenvolve.”
A associação está correta em

As dificuldades de aprendizagem estão circunscritas a um quadro clínico diagnosticado em um número pequeno de sujeitos que apresenta progressos limitados no aprendizado escolar, apesar de terem as condições necessárias para um bom rendimento no aprendizado. Este quadro evidencia as seguintes características: não apresenta deficiências auditivas ou visuais, recebe estímulos para aprender e estudar, apresenta inteligência suficiente para um desempenho escolar melhor que o demonstrado, frequenta a escola com todas as possibilidades de oferecer bom nível de ensino e está motivado para o aprendizado. Sujeitos assim podem não conseguir se apropriar dos conhecimentos escolares ou, pelo menos, não com a mesma rapidez, mesmo diante dos esforços do professor, de metodologias inovadoras, de uma escola que perceba as situações educativas de forma complexa, desafiadora e interdisciplinar. Alguns fatores relacionados à aprendizagem escolar devem ser descartados antes de se atribuir que tudo isso acontece com o aluno devido a uma dificuldade de aprendizagem. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Considerar problemas de “ensinagem”, sabendo que tal perspectiva aponta para a necessidade de se realizar um exame constante e processual sobre o tipo de vinculação que estabelece entre o professor e o educando, cabendo ao professor tomar consciência sobre o poder que exerce e suas responsabilidades.
II. Averiguar questões relacionadas ao macrocontexto social em que o sujeito está inserido, que pode seguir princípios divergentes dos preconizados pela escola.
III. Investigar questões relacionadas ao macrocontexto cultural em que o sujeito está inserido, que pode seguir princípios divergentes dos preconizados pela escola.
IV. Averiguar questões relacionadas ao macrocontexto familiar em que o sujeito está inserido, que pode seguir princípios divergentes dos preconizados pela escola.
Está correto o que se afirma em

Analise o texto abaixo:
____________________________o indivíduo torna-se humano ao ser colocado em contato com a cultura, com os outros seres humanos e signos, que farão a mediação entre o sujeito e o conhecimento; de maneira geral, vê o ser humano e sua humanidade como produtos da história socialmente criada e desenvolvida pelo próprio homem na sua vida em sociedade.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis