Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

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Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Para Piaget (2003a), o desenvolvimento cognitivo ocorre pela interação entre o vsujeito e o objeto. Nesse contexto, ao entrar em contato com um objeto desconhecido, a criança passa por um processo de organização do pensamento que envolve a assimilação e a acomodação. Esse processo possibilita a criança o desenvolvimento da:

As teorias do desenvolvimento e da aprendizagem explicam como os indivíduos constroem conhecimentos e habilidades, influenciados por fatores internos e externos. Considerando as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:

I.Jean Piaget propôs estágios sequenciais do desenvolvimento cognitivo, nos quais as crianças constroem seu entendimento do mundo por meio da interação com o ambiente.
II.Lev Vygotsky destacou a importância das interações sociais e do contexto sociocultural no desenvolvimento, introduzindo o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal.
III.A abordagem de Vygotsky considera o desenvolvimento cognitivo um processo autônomo, sem dependência de interações sociais.

Está correto o que se afirma em: 

Conforme Lopes (1996), a criança, no início de sua vida, constrói esquemas de ação a partir de reflexos neurológicos básicos, possibilitando a assimilação do meio. Piaget (1983) destaca que, nessa fase, o desenvolvimento cognitivo é marcado por uma inteligência essencialmente prática, baseada em ações e percepções, e não na linguagem. Esse período se caracteriza pelo desenvolvimento de noções como objeto permanente, causalidade e diferenciação entre meios e fins. Segundo Piaget, esse desenvolvimento, corresponde à fase: 

Para Piaget (2003a), o desenvolvimento cognitivo ocorre pela interação entre o sujeito e o objeto. Nesse contexto, ao entrar em contato com um objeto desconhecido, a criança passa por um processo de organização do pensamento que envolve a assimilação e a acomodação. Esse processo possibilita a criança o desenvolvimento da:

No diagnóstico psicopedagógico, a análise das funções cognitivas executivas é fundamental para compreender a capacidade do indivíduo em planejar, tomar decisões e inibir respostas automáticas. Considerando essas funções, qual teste seria mais indicado para avaliar o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva, fatores essenciais na função executiva? 

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