Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

De acordo com Fernández (1991), o psicopedagogo desempenha um papel fundamental nas relações dos sujeitos com a aprendizagem, especialmente ao investigar como o sujeito se relaciona com o conhecimento. Considerando esse contexto, é CORRETO afirmar que o psicopedagogo

Atenção para a situação hipotética.

Um aluno de 9 anos do Ensino Fundamental apresenta grande dificuldade em organizar e expressar suas ideias de forma coerente ao escrever, com omissões frequentes de palavras e confusão na estruturação de frases, embora tenha bom desempenho em atividades orais. Após avaliação, constatou-se que o aluno apresenta limitações na integração entre as habilidades cognitivas e motoras necessárias para a escrita, o que compromete o seu desempenho acadêmico.

Nesse contexto, sob a perspectiva psicopedagógica, a intervenção apropriada deve contemplar o(a)

Os estudos sobre desenvolvimento psicomotor têm destacado que a construção das habilidades motoras está diretamente ligada ao desenvolvimento neurológico e à integração sensorial. Com base nesses fundamentos, analise as seguintes assertivas.

I. O desenvolvimento psicomotor estabelece-se de forma linear, partindo de funções motoras básicas para funções complexas, com pouca influência de fatores externos.
II. A Neurociência demonstra que processos como a mielinização e a formação de sinapses são determinantes na aquisição de habilidades motoras e cognitivas durante a infância.
III. A estimulação precoce e as interações sociais desempenham papel crucial no aperfeiçoamento das habilidades psicomotoras e na regulação emocional da criança.
IV. O desenvolvimento psicomotor é amplamente condicionado por processos de maturação biológica, como a mielinização neural, e sua progressão é independente de experiências ambientais.

É CORRETO afirmar que

A criança que não tem uma educação motora, psicomotricidade e motricidade desenvolvida na sua fase escolar, pode apresentar problemas em alguns aspectos de sua aprendizagem global na escola, principalmente no desempenho do(a)

Texto base para a questão.


Metodologias didáticas para aprendizagem podem ser pensadas em construções em torno da instigação de buscas de mais conhecimentos a serem aplicados dentro do processo ensino aprendizagem. Por isso, é fundamental ao pedagogo ter a compreensão de o modo como os alunos, de forma geral, aprendem, e ainda as condições necessárias para essa aprendizagem. Veja a concepção dos professores, a seguir:


Professor Antenor fala de uma metodologia de aprendizagem do aluno de acordo com interações e perturbações do conhecimento em seu meio, considerando, como critério, a idade relacionada ao contexto. Para o professor, é importante que o aluno passe pelo processo de perturbação do equilíbrio dos seus conceitos; conservação, que é a compensação da modificação simultânea do objeto; e assimilação x acomodação do mesmo conceito.

Professora Alice comenta sobre uma metodologia baseada em estímulos, respostas e reforços. As notas das avaliações e elogios, por exemplo, podem ser entendidas como reforço. Ou seja, a parte fundamental é que qualquer estímulo externo seja o sinal (estímulo neutro) de um reflexo condicionado e se sobreponha à ação de um estímulo absoluto.

Professora Cleuza tem como base, o conhecimento como forma de linguagem a ser desenvolvida com seus impulsionamentos, fato esse que coloca o ser sujeito com mais interação e ao mesmo tempo, provocados no sentido de se aprender mais entre o meio em que se vive e se é instruído. Para ela, o sujeito constrói o conhecimento pela aprendizagem, promovendo o desenvolvimento mental, e por meio dele, deixaria de ser um animal, aperfeiçoando-se pelo processo ensino aprendizagem para o melhor desenvolvimento do ser.
O Behaviorismo tem como estudiosos

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis