Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

De acordo com o autor Luria (1991), as diferenças da atividade consciente do ser humano sintetizam-se em três traços fundamentais. De acordo com o autor, a atividade consciente humana

#Questão 1123744 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, COMPE, 2025, Prefeitura de Natal - RN, Professor Pedagogo para Educação Infantil e Ensino Fundamental

L. S. Vygotski e sua Teoria Histórico-Cultural têm sido, na atualidade, uma referência importante para a organização e o gerenciamento do diagnóstico inicial, relativo ao domínio de conteúdos necessários à aprendizagem dos estudantes no contexto escolar. Essa referência se fundamenta, especialmente, no conceito de Zona de Desenvolvimento Próximo (ZDP). Considere as afirmações abaixo relativas a esse conceito.
I O conceito de ZDP está atrelado ao papel que a aprendizagem desempenha no desenvolvimento intelectual do estudante.
II Para Vygotski, o que o estudante faz com a ajuda de alguém mais experiente para resolver um problema, por não ser capaz de resolver sozinho, é o critério para determinar o nível de domínio atual do conteúdo exigido na resolução de uma situação-problema.
III O diagnóstico na ZDP deve ser caracterizado por intermédio de situações-problema que o estudante deve solucionar, no plano intrapsicológico, bem como por intermédio do auxílio de diferentes ajudas de forma graduada, quando ainda não consegue resolvê-las nesse plano.
IV Um bom diagnóstico permite precisar uma ZDP comum ao grupo de estudantes que têm a mesma idade biológica.
Das afirmações, estão corretas 

#Questão 1123750 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, COMPE, 2025, Prefeitura de Natal - RN, Professor Pedagogo para Educação Infantil e Ensino Fundamental

O processo pedagógico deve ser estruturado na base da unidade das relações que existem entre as dimensões afetivas e cognitivas do estudante: as possibilidades de conhecer, compreender, transformar a realidade e, ao mesmo tempo, as de sentir, de agir e de se transformar ele mesmo. Nessa perspectiva, a formação de atitudes e valores passam a ter relevância no currículo escolar. Num grupo de reflexão crítica, formado por professores de uma escola do Ensino Fundamental, registraram-se quatro questões sobre as atitudes e os valores bem como sua formação na escola, apresentadas nos itens abaixo.
I Os sistemas de valores estão diretamente vinculados com a forma de vida da sociedade e com fatores diversos, como os econômicos, os ideológicos, entre outros.
II Os conteúdos atitudinais devem permear todo o currículo escolar.
III A informação é o fator determinante na formação de atitudes e de valores na escola.
IV Os conteúdos atitudinais demandam ações específicas, dissociadas dos conteúdos conceituais e procedimentais.
Das afirmações, estão corretas

Durante a aprendizagem, a postura epistemológica do professor, perante os erros dos estudantes, influencia as estratégias didáticas que ele desenvolve na sala de aula. Em relação a essa situação, uma professora, no início de sua atividade profissional, faz quatro afirmações durante uma discussão com a coordenadora pedagógica, pois pretende saber quais delas estão INCORRETAS. Essas afirmações estão explicitadas nos itens abaixo.

I Durante o processo de aprendizagem, os erros dos estudantes são obstáculos, sendo necessário, em razão disso, evitá-los.
II Quando os estudantes têm consciência dos erros cometidos, estes podem ser fonte de aprendizagem reflexiva.
III Os erros se revelam nas respostas dos estudantes, enquanto as dificuldades de aprendizagem podem ser consideradas causas que os provocam.
IV Os erros sempre são consequências de limitações cognitivas dos estudantes e se revelam quando estes respondem a avaliações padronizadas.

Sob as perspectivas construtivistas, as ideias a serem discutidas com a coordenadora pedagógica, por serem consideradas INCORRETAS, estão nos itens 

Uma professora se propõe a planejar uma atividade de ensino de um dado conteúdo de ciências naturais, fundamentado nas ideias da teoria de J. Piaget sobre a aprendizagem, mas apresenta algumas dúvidas que formulou, sob a forma de perguntas, para esclarecer com a coordenadora pedagógica da escola aquelas que NÃO se relacionam com a referida teoria. As perguntas estão explicitadas nos itens abaixo.


I A teoria de aprendizagem de Piaget explica os processos de formação de habilidades e atitudes dos estudantes?
II Na aprendizagem de um conteúdo conceitual, deve-se produzir um desequilíbrio na estrutura cognitiva inicial do estudante?
III Os processos de acomodação antecedem os de assimilação quando se aprende um novo conteúdo?
IV O processo de aprendizagem, sob a perspectiva de Piaget, pode ser considerado como o de construção de novos conhecimentos?

Para planejar adequadamente a atividade, com base nas ideias de Piaget, a professora deve esclarecer, com a coordenadora, as dúvidas, sob a forma de perguntas, presentes nos itens

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis