Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

A relação entre pensamento e linguagem é um dos eixos centrais da Psicologia da Educação, e impacta diretamente a formação de conceitos e a aprendizagem nos anos iniciais. Considerando as diferentes perspectivas sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo.

I. O pensamento e a linguagem se desenvolvem de forma interdependente, sendo a linguagem um instrumento fundamental para a organização do raciocínio e para a construção de conceitos.
II. A linguagem não apenas expressa o pensamento, mas também contribui para a sua estruturação, permitindo que os indivíduos ampliem sua capacidade de abstração e resolução de problemas.
III. O domínio da linguagem é um pré-requisito para o desenvolvimento do pensamento, sendo necessário que o indivíduo adquira repertório verbal antes de elaborar cálculos complexos.
IV. A formação de conceitos ocorre prioritariamente por meio da interação social e da mediação cultural, sendo a linguagem um fator essencial nesse processo.
V. O desenvolvimento da linguagem está associado a estímulos ambientais e interações sociais, mas sua evolução também depende de processos internos do sujeito, como maturação neurológica e experiências individuais.

Está CORRETO o que se afirma em:

Sommerhalder e Alves (2010), no livro Jogo e a educação na infância, afirmam que uma questão importante quando se trata da vivência do jogo na Educação Infantil “[...] diz respeito ao brinquedo e à sua real função, que [...] seria como um parceiro da criança”.
Fonte: SOMMERHALDER, Aline; ALVES, Fernando. Jogo e a educação na infância: muito prazer em aprender. Curitiba: CRV, 2011.
Considerando características, usos e função dos brinquedos na creche, marque a alternativa CORRETA.

Diversos autores organizaram teorias sobre a aprendizagem e sobre desenvolvimento infantil, dentre eles Piaget, Vygotsky e Wallon. Pensando nas ideias desses autores, que podem embasar a atuação docente na creche, assinale a alternativa CORRETA.

Sobre as funções executivas, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Pode-se dizer que são as habilidades cognitivas envolvidas no controle e na coordenação das informações a serviço de ações voltadas para metas específicas.

( ) Podem ser definidas como um sistema supervisor importante para o planejamento, a capacidade de raciocínio e a integração de pensamento e ação.

( ) As habilidades das funções fazem com que as crianças tenham dificuldade em lidar com o ambiente em constante mudança, tornando-se prejudicial para crianças em desenvolvimento em ambientes de alto risco. 

Uma proposta curricular que contempla a teoria da aprendizagem no centro preocupa-se com como algo a ser ensinado pode ser mais bem aprendido pelo sujeito. O foco está nas crianças e em como elas aprendem. Portanto, é papel do professor:

I. Disponibilizar instrumentos e contextos que apoiem as hipóteses, as relações e as descobertas das crianças.
II. Planejar, refletir, avaliar e documentar o processo de aprendizagem das crianças.
III. Organizar diferentes espaços e contextos, de modo a controlar o comportamento das crianças e regular o ritmo da turma.


Está CORRETO o que se afirma:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis