Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Leia a situação hipotética abaixo.

Em um programa de reeducação psicopedagógica, constatou-se que alguns estudantes apresentavam desempenho significativamente baixo em áreas escolares tradicionais, como leitura, escrita e resolução de problemas matemáticos, embora demonstrassem habilidades e interesse notáveis em atividades extracurriculares como oficinas artísticas. Considerando esse contexto, de acordo com Visca (2002), para a compreensão do sintoma escolar, é necessário:

Alicia Fernández, (1994), enfatiza a relevância dos fatores afetivos no processo emocional de aprendizagem. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:

I. O conceito de “inteligência aprisionada” destaca a influência das vivências emocionais na forma como o aluno se relaciona com o conhecimento, podendo gerar bloqueios ou nervosismo durante a aprendizagem.

II. A superação de dificuldades de aprendizagem depende prioritariamente de estratégias mecânicas de estudo, prescindindo de análise afetiva ou emocional.

III. Bloqueios cognitivos podem estar relacionados a experiências emocionais negativas, levando o sujeito a resistir a conteúdos que despertem insegurança.

IV. A proposta de Fernández prioriza a avaliação psicométrica como pilar fundamental da intervenção, relegando os fatores socioafetivos para um segundo plano.

V. A análise do desejo, das relações familiares e das emoções constitui parte essencial da compreensão integral do percurso de aprendizagem de cada sujeito.


Está CORRETO o que se afirma em: 

#Questão 1117666 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, ADM&A, 2025, Prefeitura de João Alfredo - PE, Professor de Educação Infantil e Fundamental - Anos Iniciais

Analise as afirmativas abaixo sobre o desenvolvimento psicomotor na primeira infância.

I. O domínio do esquema corporal no início da infância implica progressivamente processos maturacionais e influências socioculturais, articulando percepção e ação.
II. A estimulação precoce de atividades psicomotoras, priorizando técnicas exaustivas, favorece a progressão global e mantém inalterada a percepção espacial, gerando maior uniformidade no desempenho motor.
III. A maturação neurológica, associada à exploração ativa do ambiente, propicia o desenvolvimento progressivo de habilidades como equilíbrio e produtividade fina.
IV. A reprodução de gestos isolados, independentemente de sua significação, promove a internalização rápida de padrões motores produzidos, viabilizando ampla transferência desses movimentos em diferentes contextos.
V. A integração sensório-motora ao longo da infância é influenciada pela qualidade das experiências lúdicas e pelo vínculo primeiramente estabelecido em situações interativas.

Está CORRETO o que se afirma em:

Ao analisar o desenvolvimento neurológico, o que caracteriza a capacidade de o organismo adaptar-se às mudanças ambientais graças à ação sinérgica de diferentes órgãos coordenados pelo sistema nervoso central?

As observações e questionamentos realizados durante a EOCA possibilitam que o psicopedagogo conheça melhor o sujeito e até o levem a hipóteses de aprendizagem. Uma dessas hipóteses é a “hipoassimilativa”, sendo algumas de suas especificidades descritas abaixo, exceto:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis