Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

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Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Zabala (1998) propõe uma tipologia para discutir os conteúdos trabalhados em um ensino de base construtivista. Entre os tipos de conteúdos, há aquele que inclui “as regras, as técnicas, os métodos, as destrezas ou habilidades, as estratégias […]” e se concebe como “um conjunto de ações ordenadas e com um fim, quer dizer, dirigidas para a realização de um objetivo”. Trata-se dos conteúdos que o autor denomina de

Paula, professora do Ensino Fundamental, vem desenvolvendo uma prática avaliativa que considera mediadora. Ela tem estudado as obras de Hoffmann para dar conta do conceito da avaliação mediadora de modo consistente. Percebeu, então, que seria necessário repensar sua concepção de “aprendizagem” antes mesmo de propor novos desenhos dos instrumentos de avaliação. Para que seja coerente com a avaliação mediadora, a aprendizagem deveria ser enxergada por Paula como

Um dos argumentos centrais do livro de Daniela Auad (2016) é a diferença proposta entre a escola mista e a coeducação. Na perspectiva da autora, é correto afirmar que a coeducação

#Questão 1127096 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, ADM&A, 2025, Prefeitura de Flores - PE, Professor Ensino Fundamental - Anos Iniciais 1° ao 5° Ano

Leia a situação hipotética abaixo.


Joana, professora do 3º ano do Ensino Fundamental, observa que seus alunos apresentam diferentes níveis de maturidade cognitiva. Alguns são capazes de resolver problemas matemáticos abstratos, enquanto outros dependem do uso de materiais concretos para compreender os mesmos conceitos. Nesse contexto, baseado nos fundamentos da Teoria de Desenvolvimento Cognitivo de Piaget, é CORRETO

#Questão 1127097 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, ADM&A, 2025, Prefeitura de Flores - PE, Professor Ensino Fundamental - Anos Iniciais 1° ao 5° Ano

Observe a imagem e leia a situação hipotética abaixo.


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João, uma criança de 7 anos, já domina a adição de números pequenos e consegue resolver problemas como "2 + 3" e "4 + 5" sem ajuda. Agora, ela está começando a explorar a multiplicação. Durante uma aula, o professor introduz o conceito de multiplicação como "adição repetida" e utiliza blocos coloridos para demonstrar como "3 x 4" significa "3 grupos de 4 blocos". No início, João observa o professor organizar os blocos e resolver os problemas. Em seguida, com a orientação do professor, ele tenta replicar o processo sozinho. Por fim, João é incentivado a resolver problemas de multiplicação simples sem ajuda, aplicando o que aprendeu.


Nesse contexto ee considerando a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), podemos inferir que:

I. A ZDP é aplicada quando o professor auxilia João a entender que a multiplicação é uma forma de somar repetidamente, utilizando materiais concretos como blocos para demonstrar o conceito antes de ela tentar sozinha.

II. No contexto da ZDP, o professor incentiva João a resolver problemas de multiplicação simples, introduzindo gradualmente desafios mais complexos que ele consegue resolver com o auxílio de intervenções estratégicas.

III. A ZDP propõe que João só aprenderá multiplicação quando estiver completamente independente em resolver problemas de adição, pois as habilidades devem ser adquiridas de forma linear.

IV. Segundo a ZDP, João só deve trabalhar com problemas que já domina completamente, pois o aprendizado ocorre apenas dentro do seu nível de desenvolvimento real.

V. No modelo da ZDP, a mediação do professor não é necessária, já que João pode aprender multiplicação espontaneamente ao observar o uso prático do conceito no seu dia a dia.

Está CORRETO o que se afirma em: 

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