Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

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Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

A partir dos estudos sobre o desenvolvimento da autonomia moral e intelectual, várias pesquisas foram realizadas, mostrando a importância de um ambiente escolar cooperativo. Sobre o tema, considerando a obra “Cinco estudos de Educação Moral” (1996), analise as assertivas abaixo:

I. O ambiente escolar cooperativo é onde se engendram a cooperação, o respeito mútuo, as atividades grupais que favorecem a reciprocidade, as oportunidades de fazer escolhas e a expressão livre.
II. O ambiente escolar cooperativo precisa abrir mão da figura de autoridade moral e intelectual do professor como coordenador do processo educativo.
III. Neste ambiente o professor não é quem determina tudo, mas não deixa que os alunos o façam sozinhos porque é ele que conhece os objetivos pedagógicos.
IV. O desenvolvimento da consciência lógica e moral é fruto de condições psicossociais presentes na interação do indivíduo com a sociedade e o mundo.

Quais estão corretas?

As provas operatórias são indicadas quando o profissional deseja conhecer o funcionamento e o desenvolvimento das funções lógicas do indivíduo, entre outros aspectos que poderão ser analisados. Sendo assim, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A aplicação das provas operatórias permite a investigação do nível cognitivo em que a criança se encontra e se há defasagem em relação à faixa cronológica, ou seja, um obstáculo epistêmico.
( ) Uma defasagem cognitiva poderá ser a causa de suas dificuldades de aprendizagem.
( ) Algumas crianças não obtêm êxito em apenas uma das provas e apresentam acerto operatório nas demais. Para a validação da testagem será considerado defasagem operatória caso ocorra erro, independentemente do resultado geral.
( ) Considerando que as provas operatórias são validadas cientificamente, o resultado obtido não sofre interferências das questões emocionais da criança.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Vítor da Fonseca (2016) em uma abordagem neuropsicopedagógica, sinaliza para importantes ações diante do insucesso escolar e das dificuldades de aprendizagem. Com base no autor, analise as assertivas a seguir:

I. A identificação precoce das dificuldades de aprendizagem no ensino pré-escolar, ou mesmo anteriormente, constitui uma das estratégias profiláticas e preventivas mais importantes para a redução e a minimização dos seus efeitos, pois neste período a plasticidade neuronal é maior.
II. Nos casos de discalculia ou dislexia, é preciso entender que tratando de uma dificuldade, uma falha na criança. É preciso evitar a “dispedagogia” (tratar como se houvessem outros envolvidos na dificuldade), a fim de evitar a dispersão da ação psicopedagógica.
III. Os testes formais ou padronizados de inteligência podem não ser suficientes para identificar as DAE (dificuldades de aprendizagem específicas), pois há crianças e jovens sobredotados que evidenciam dislexias, disortografias e discalculias, ou seja, dificuldades específicas, e não globais, na aprendizagem escolar.
IV. As preocupações dos pais relacionadas às dificuldades de seus filhos não devem ser consideradas, pois frequentemente estão contaminadas por seus medos e história pessoal, desviando o olhar do psicopedagogo.
V. As turmas de repetentes ou que concentram a maioria dos alunos com tais características, representa uma metodologia importante no enfrentamento do fracasso escolar. Desta forma, os profissionais sabem onde concentrar seus esforços, garantindo uma escolarização para todos.

Quais estão corretas?

Sobre as teorias de aprendizagem, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A teoria de Vygotsky destaca a importância do grupo social na aprendizagem, afirmando que o conhecimento surge primeiro no coletivo para depois ser interiorizado.
( ) A Teoria da Inclusão de Ausubel sugere que o fator mais importante para a aprendizagem é a motivação do aluno.
( ) A Epistemologia Genética de Piaget aborda a adaptação cognitiva por meio de assimilação e acomodação.
( ) Segundo o Gestaltismo, a percepção e o contexto são fundamentais para a aprendizagem, e não apenas o estímulo-resposta.
( ) O aprendizado experimental de Carl Rogers enfatiza o interesse e a motivação como essenciais para o sucesso na aprendizagem.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Para Piaget, o indivíduo tende a um equilíbrio, que está relacionado a um comportamento adaptativo em relação à natureza, que por sua vez sugere um sujeito de características biológicas inegáveis, as quais são fonte de construção da inteligência. O desenvolvimento é caracterizado por um processo de sucessivas equilibrações. Segundo Piaget, o desenvolvimento passa por quatro diferentes estágios.
Marque a alternativa INCORRETA: 

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