Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

#Questão 943839 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Orientação Educacional

Com relação às teorias de aprendizagem e desenvolvimento humano, Vygotsky, ao fazer uma análise crítica a respeito do estado da Psicologia no início do século XX, apresentou elementos fundamentais para a superação do que ele denominou de crise da Psicologia. Tendo como fundamento epistemológico a ideia de totalidade do conhecimento, o referido autor dá início ao processo de criação da teoria: 

#Questão 943846 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Orientação Educacional

Relacione os autores com suas perspectivas teóricas e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo. 
I. Jean Piaget (1896-1980) II. Sigmund Freud (1856-1939) III. Henri Wallon (1872-1962)
( ) A questão fundamental dessa área é o estudo da consciência e que, para isso, seria preciso estudar o desenvolvimento da criança, explorando as origens biológicas da consciência. Procurou a compreensão do desenvolvimento humano pela ótica da pessoa completa (emoção, afeto e movimento), considerando as condições orgânicas e sociais como constituintes das atividades em cada estágio.
( ) Elaborou o método clínico (de experimentos e de indagações). Demonstrou que a lógica não é inata.
( ) Defendeu a tese de que o ser humano é movido por conflitos e por motivos que não sabemos (inconsciente). Afirmou que o desenvolvimento humano é conflitivo, porque somos seres biológicos, temos pulsões e (desejos) sexuais (produtivos) e agressivos (destrutivos) que devem ser atendidas.

#Questão 943836 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Orientação Educacional

Vygotsky e seus colaboradores procuraram entender a essência dos fenômenos investigados, e não apenas a sua aparência. Destarte, pode-se dizer que, em seus estudos, buscaram os elementos que os auxiliariam no processo de compreensão do desenvolvimento do psiquismo humano, daquilo que é tipicamente humano. A esse respeito, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Para Vygotsky, o processo de desenvolvimento do psiquismo humano ocorre de maneira linear.
( ) Os estudos de Vygotsky revelam a importância de conceber o desenvolvimento do homem como se fosse o de um embrião, que vai se manifestando aos poucos.
( ) Para o autor bielorusso, é necessário compreender o desenvolvimento como a somatória de experiências que, aos poucos, vão se expandindo na história comportamental do sujeito.
( ) Ao estudar as teorias que explicam o processo de desenvolvimento humano e sua relação com a aprendizagem, Vygotsky defende o pressuposto de que, para aprender, o sujeito precisa primeiramente se desenvolver.
( ) Vygotsky defende o pressuposto de que os processos tipicamente humanos, tais como o pensamento, a fala, a memória, a atenção voluntária, a imaginação, o desenvolvimento da vontade, a capacidade de planejar, de tomar decisões, de estabelecer relações, de elaborar conceitos, de desenvolver o raciocínio dedutivo e o pensamento abstrato, são chamados de “funções psicológicas superiores”.

Considerando os estudos que fundamentaram a Didática na perspectiva psicológica, relacione corretamente os nomes dos teóricos às afirmações correspondentes, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I 1. Pestalozzi (1746-1827) 2. Locke (1632-1704)  3. Rousseau (1712-1778)  4. Herbart (1776-1841) 
Coluna II ( ) Considerado “o pai da Psicologia”, delimitou a Didática em sua doutrina da educação, diferenciando os termos instrução e ensino.
( ) Defendeu o princípio da não autoridade de uns sobre os outros em situações de aprendizagem, enquanto princípio central do método de ensino.
( ) Acreditava na promoção de uma aprendizagem atraente tendo como base o conhecimento do caráter da criança e as características necessárias a um bom educador.
( ) Apresentou dimensões sociais à problemática educacional. Acreditava que a metodologia da Didática se destinava ao desenvolvimento do aluno. 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

#Questão 943917 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, FUNDATEC, 2023, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Professor Educação Especial - Habilitação Deficiência Mental

Para a construção do PDI, é importante _____________ as necessidades do aluno bem como suas _____________ e _____________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis