Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Qual das teorias defende o pressuposto de que a imaginação e a mediação semiótica exercem papel fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança?

Para Vygotsky (2002), o desenvolvimento do ser humano é resultado da relação dialética entre aprendizagem e desenvolvimento. Segundo o autor, esse processo de desenvolvimento abrange dois níveis, o nível em que a pessoa é capaz de realizar determinada tarefa de maneira autônoma, e o nível no qual a pessoa seria capaz de realizar, mas ainda não o faz. Entre esses dois níveis haveria uma região de transição do funcionamento interpsicológico para o intrapsicológico que acontece nas situações interativas.

Essa região foi denominada por Vygotsky de:

Para este autor, falar de perspectiva é falar da dimensão social do desenvolvimento humano. Interessado fundamentalmente no que chamamos de funções psicológicas superiores, e tendo produzido seus trabalhos dentro das concepções materialistas, tem como um de seus pressupostos básicos a ideia de que o ser humano se constitui enquanto tal na sua relação com o outro social. A cultura torna-se parte da natureza humana num processo histórico que, ao longo do desenvolvimento da espécie e do indivíduo, molda o funcionamento psicológico do homem.
Estamos falando de:

Uma das ideias centrais nas obras de Vygotsky é a relação indivíduo/sociedade. Segundo o autor, as características tipicamente humanas nascem a partir da interação dialética do homem com o seu meio sociocultural (REGO, 1995). Nesse sentido, Vygotsky reforça a tese de que, sem as devidas interações com o meio sociocultural, apenas a exposição passiva do indivíduo ao meio externo não é suficiente para o desenvolvimento de suas funções psíquicas. Levando em consideração as ideias de Vygotsky trazidas por Rego (1995), para que o aluno possa desenvolver as habilidades matemáticas, é necessário que ele: 

O ambiente escolar apresenta ao estudante, de forma sistemática e acessível, um conhecimento formalmente organizado de uma determinada área, contribuindo para o acúmulo de uma experiência cultural não vivenciada (REGO, 1995). Segundo Rego (1995), na visão vygotskiana, ao interagir com atividades complexas de pensamento, como abstrações e generalizações, a criança tem a oportunidade não só de ampliar seus conhecimentos, como modificar suas estruturas cognitivas no modo de observar o mundo. Contudo, para que a escola represente, de forma relevante, uma experiência cultural não vivenciada pelo aluno, é importante que haja uma seleção criteriosa do processo educativo adotado. Dentro dessa perspectiva e de uma metodologia que atribui ao aluno um significado e um papel central no processo de ensino-aprendizagem (DANTE, 2010), é importante que o professor:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis