Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Dentre as teorias de conhecimento e aprendizagem, cita-se a teoria de Skinner que avaliou o comportamento da conduta humana. Para Skinner, eventos/comportamentos de caráter mental como o pensar, sentir, ouvir, ver, dentre outros, não são úteis para explicar a conduta humana. Embora não negue a existência desses eventos mentais, sua teoria defende que o ser humano é controlado por influências externas (meio) e não por processos internos. Em suas investigações, Skinner trabalhou com o método experimental, realizando vários estudos com animais, os quais nos ajudam a entender seus conceitos e proposições. Em um deles, um rato privado de alimento foi colocado em uma caixa, denominada de câmara operante. Explorando o espaço da caixa, o rato acidentalmente acionou uma alavanca que liberou comida. Após a repetição dessa ação pelo animal, seguida de novas liberações de comida (reforço) pelo experimentador, o rato aprendeu a acionar a alavanca para obter o alimento.
Fonte: Nunes, Ana Ignez Belém Lima. Psicologia da aprendizagem/Ana Ignez Belém Lima Nunes e Rosemary Nascimento Silveira. -3. ed. rev. - Fortaleza: EdUECE, 2015.
Diante do exposto, qual das alternativas expressa corretamente a teoria da conduta humana, segundo o texto? Marque a alternativa correta:

Piaget e Vygotsky expressam a concepção da criança como um ser ativo, atento, que, constantemente, cria hipóteses sobre o seu ambiente. (...) Quanto ao papel da aprendizagem, Piaget acredita que a aprendizagem se subordina ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. Vygotsky, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.

Fonte: http://monografias.brasilescola.com/psicologia/piagetvygotsky--diferencas-semelhancas.htm


Nesse contexto, analise as assertivas com V, para verdadeiro, ou F, falso:


(__)Piaget privilegia a maturação biológica, e, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios.


(__)Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão, para ele, a formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensório-motores e não da linguagem.


(__)Vygotsky privilegia o ambiente social, e, ao salientar o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará, para Vygotsky, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida.


(__)Na concepção de Vygotsky, a aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores: ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação. Neste sentido, a linguagem, diferentemente daquilo que Piaget postula, sistematiza a experiência direta das crianças e por isso adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

O ensino é repleto de desafios, diariamente ao professor são impostas exigências em situações que envolvem a imprevisibilidade, a imediaticidade e a simultaneidade. Um dos desafios encarados pelo professor diariamente é o dos problemas relacionados à aprendizagem. Portanto, uma das ações do professor que pode auxiliar no processo de aprendizagem do aluno é:

O sono, tanto quanto as atividades de higiene e alimentação são, de grande importância em relação ao aprendizado. Sobre o sono como uma linha norteadora da ação educativa, julgue os itens a seguir:
I.O sono é um período passivo da vida e desnecessário aos processos de construção do conhecimento. II.A insônia e o terror noturno são distúrbios do sono e podem afetar os processos de aprendizagem. III.Os conteúdos dos sonhos podem estar relacionados com as representações das experiências de vida da criança.
É correto o que se afirma em:

No que se refere, ao cotidiano escolar, avalie as alternativas a seguir e marque aquela que tenha relação com o lúdico e o brincar nas atividades de aprendizagem:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis