Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Sofia é uma estudante do Ensino Fundamental anos iniciais ele está no primeiro ano assim que iniciou o ano letivo a Professora Eliana observou algumas características no desenvolvimento das atividades da Sofia foram elas:
? Problemas de coordenação motora: dificuldade para saltar, correr e manter o equilíbrio em tarefas simples do dia a dia. ? Dificuldades de fala. ? Falta de atenção. ? Dificuldade de concentração. ? Dificuldade em aprender e acompanhar canções infantis, comuns na escola. ? Essas características descrevem:

A coordenadora Maria recebeu vários relatos dos professores do nono ano sobre o comportamento do Estudante e segue um trecho dos relatos feitos pelos professores.
Eduardo, ela é uma estudante amável, que não consegue se concentrar com facilidade, nem ficar muito tempo sentada, principalmente se o conteúdo não for tão interessante para ele. Além disso, Eduardo quer realizar várias tarefas ao mesmo tempo, sem finalizar nem uma delas.
O educando logo em seguida, foi encaminhado ao Psicopedagogo da escola, que o identificou as características apresentadas como sendo o distúrbio de aprendizagem:

No desenvolvimento das atividades pertinentes aos psicopedagogo no processo de intervenção ele age diretamente sobre o indivíduo seja ele; criança, adolescente ou adulto, a fim de encontrar quais as causas de suas dificuldades e intervindo para superação das mesmas O psicopedagogo procura saber quais as causas do aluno não aprender e busca entender as influências _______ e _______ que podem lhe favorecer ou desfavorecer investigando e promovendo mudanças nos processos cognitivos emocionais e pedagógicos que possam interferir no processo de aprendizagem buscando sempre solucionar ou amenizar os problemas.
Assinale a alternativa que preencha a lacuna:

Jean Piaget foi um psicólogo suíço que desenvolveu uma teoria de desenvolvimento cognitivo que dividiu o processo de aprendizagem em quatro estágios, a saber: sensório-motor (0-2 anos), pré-operacional (2-7 anos), operatório formal (7-12 anos) e operatório concreto (12 anos em diante). Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio de dois processos básicos: a assimilação e a acomodação. A assimilação é o processo pelo qual as informações são incorporadas à estrutura cognitiva existente, enquanto a acomodação é o processo pelo qual a estrutura cognitiva é transformada para adaptar-se às novas informações.
Julgue o excerto acima e assinale a alternativa CORRETA.  

São vários os estudiosos que buscam compreender o lúdico como meio para o desenvolvimento e a aprendizagem na infância. São áreas variadas na Educação, na Psicologia, na Biologia, na Neurociência. Dentre os estudiosos, uma das primeiras referências é Vygotsky (1998), que centrou seus trabalhos e estudos sobre ___________.
(OLIVEIRA, Vera Barros. O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis Vozes. 2000)
Marque a alternativa correta com a expressão coerente para completar o enunciado:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis