Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

A abordagem Histórico-Cultural é uma corrente nas ciências humanas, que remonta a um grupo de psicólogos russos na União Soviética que partiram da compreensão de que o ser humano é histórico e social e está em permanente transformação, articulando-se com a cultura. Nesse contexto, a aprendizagem:

I. É uma experiência social mediada pela utilização de instrumentos e signos, entre a linguagem e a ação.
II. Desperta processos internos de desenvolvimento quando o indivíduo interage com outras pessoas.
III. É receptiva, mecânica e liberal, desconsidera as características próprias de cada faixa etária.
IV.Ocorre por meio da linguagem, que funciona como um mediador entre o sujeito e o meio cultural.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

De acordo com as contribuições da epistemologia dialética, da psicologia histórico-cultural e da educação dialética-libertadora (VASCONCELLOS, 2010a), para que o educando aprenda, é necessário, EXCETO:

Sabe-se que a Teoria Behaviorista, popularizada por Skinner, continua conduzindo a maioria das práticas educacionais e caracteriza as salas de aula tradicionais. Sobre as propostas pedagógicas baseadas em Teorias Tradicionais, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) A avaliação da aprendizagem é vista como separada do ensino e ocorre, quase que totalmente, por intermédio de testes.
(_) As atividades curriculares baseiam-se fundamentalmente em livros-texto e de exercícios.
(_) Estudantes trabalham fundamentalmente em grupos

Um estudante é capaz de realizar uma simples adição ao trabalhar com um professor ou pai, mas é frustrado quando executa a tarefa sozinho. Ao orientar o aluno a usar ferramentas e estratégias, e fazendo perguntas sobre por que ele está usando cada ferramenta ou estratégia, o aluno é capaz de fortalecer o conhecimento e, eventualmente, fazer adições de forma independente.


O exemplo acima refere-se à diferença entre a capacidade do aluno para executar uma tarefa de forma independente em relação com a execução da tarefa com orientação. Essa é uma teoria da zona do desenvolvimento proximal, que foi estudado pelo teórico:

De acordo com Andrea Rapoport e Cesar Augusto Piccinini (2001) há fatores que interferem na adaptação das crianças de bebês e crianças pequenas à creche, assinale a alternativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis