Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

As teorias de aprendizagem servem como um instrumento para diagnosticar e analisar diferentes formas de aprendizagem. Elas buscam conhecer a dinâmica no ato de ensinar e aprender. Podemos dizer que as teorias de aprendizagem têm em comum:

Das teorias da aprendizagem, podemos citar a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky (1896-1934), que em sua gênese, pressupõe uma natureza social da aprendizagem, ou seja, 

Analise as afirmativas abaixo sobre as Teorias da Motivação.
1. De acordo com a Teoria de Maslow, as necessidades humanas são organizadas em uma espécie de pirâmide hierárquica, mas essas necessidades podem ser atendidas em qualquer ordem para gerar satisfação ao trabalhador.
2. A Teoria X e Y compreende duas maneiras distintas de ver os colaboradores: os trabalhadores X são naturalmente preguiçosos, pouco ambiciosos e não gostam de trabalhar, enquanto os trabalhadores Y são ambiciosos, têm iniciativa e capacidade de decidir.
3. Na Teoria ERC a motivação é função de três fatores determinantes: as expectativas das pessoas em relação às suas habilidades para atingir os resultados, o valor que elas dão para as recompensas e a relação entre essa expectativa e as recompensas.
4. De acordo com a Teoria dos Dois Fatores, o colaborador pode estar, ao mesmo tempo, satisfeito e insatisfeito.
5. A Teoria da Expectância de Vroom compreende três níveis de necessidades dos indivíduos: a existência, o relacionamento e o crescimento. Vários níveis de necessidades podem estar sendo estimulados ao mesmo tempo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A neurociência vem colaborando na última década com novas descobertas sobre o funcionamento do cérebro humano e como as funções cognitivas e executivas podem auxiliar no processo de aprendizagem do indivíduo. As tarefas realizadas diariamente pressupõem uma atividade cerebral. Assim, podemos dizer que 

O desenvolvimento das funções psicológicas superiores ocorre no percurso da história social do sujeito, segundo os estudos de Vygotsky. Construído por meio das próprias produções e do estímulo da evolução dos esquemas mentais. Aprimorando o pensar, refletir, organizar, categorizar, generalizar e outros. O suporte das funções psicológicas é biológico, revelado a partir da atividade cerebral e atualizando-se:
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) com o funcionamento psicológico que tem como base as relações sociais dentro de um contexto histórico.
( ) com a cultura que não é parte essencial do processo de construção da natureza humana.
( ) com a relação entre o homem e o mundo. Mediada por sistemas simbólicos, que auxiliam a atividade humana.
( ) com o entendimento de que cérebro não é um sistema aberto. Desprovido de estruturas que moldam o cérebro ao longo da história do homem e de seu desenvolvimento individual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis