Questões de Pedagogia da COTEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da COTEC

#Questão 944597 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, COTEC, 2023, Prefeitura de São Romão - MG, Professor/Professor de Apoio/Professor de Educação Física

A teoria de aprendizagem é uma construção humana para interpretar sistematicamente a área do conhecimento que se denomina aprendizagem. Ela apresenta o ponto de vista de um autor/pesquisador sobre como interpretar o tema aprendizagem e quais são as variáveis independentes, dependentes e intervenientes, tentando explicar o que é aprendizagem, porque ela funciona e como funciona. No caso das teorias de aprendizagem, são três as filosofias subjacentes: a comportamentalista (behaviorismo), a humanista e a cognitivista (construtivismo). Analise as proposições a seguir sobre filosofia da aprendizagem e assinale a CORRETA.  

#Questão 944598 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), COTEC, 2023, Prefeitura de São Romão - MG, Professor/Professor de Apoio/Professor de Educação Física

Interdisciplinaridade trata-se de um conceito fundamental no discurso da educação contemporânea que está articulado nos textos dos PCN de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, documentos centrais da política curricular brasileira atual para a educação básica. Embora o conceito de interdisciplinaridade seja fundamental na educação contemporânea, a sua compreensão persiste como um desafio aos educadores. Analise as proposições a seguir sobre interdisciplinaridade nos PCN e assinale a alternativa CORRETA.

#Questão 944599 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, COTEC, 2023, Prefeitura de São Romão - MG, Professor/Professor de Apoio/Professor de Educação Física

Entende-se por tendência pedagógica “[...] as diversas teorias filosóficas que pretenderam dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história humana” (LUCKESI, 1994, p. 53). Com o tempo, as ideias sobre a finalidade da escola e as concepções de aluno e de professor passaram por mudanças e se reconfiguraram, seguindo as tendências presentes em cada período histórico. De acordo com as tendências e a presença de determinadas teorizações em cada período histórico, as práticas escolares materializam-se de maneiras diferenciadas. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA.  

#Questão 944600 - Pedagogia, Principais Autores, COTEC, 2023, Prefeitura de São Romão - MG, Professor/Professor de Apoio/Professor de Educação Física

Por meio da ação educativa, o meio social exerce influências sobre os indivíduos, os quais, por sua vez, ao assimilarem e recriarem essas influências, se tornam capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social. Machado de Assis, assim como outros grandes poetas, escrevia bastante sobre diversos tipos de relacionamento: amizade, cumplicidade, amor. Na sala de aula, diversos tipos de relacionamento acontecem. Libâneo (1994) destaca que essa relação é permeada por dois aspectos: o cognoscitivo e o socioemocional.
Considerando as questões voltadas para a relação professor-aluno na sala de aula, analise as proposições a seguir e assinale a que apresenta as ideias e os conceitos CORRETOS.

#Questão 944601 - Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, COTEC, 2023, Prefeitura de São Romão - MG, Professor/Professor de Apoio/Professor de Educação Física

A prática educativa é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e ao funcionamento de todas as sociedades e, nesse contexto, o trabalho docente é uma das modalidades específicas da prática educativa mais ampla que ocorre na sociedade. Analise as proposições a seguir e marque a alternativa CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis