Questões de Pedagogia da COTEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da COTEC

#Questão 958885 - Pedagogia, Planejamento Educacional, COTEC, 2023, Prefeitura de São Romão - MG, Professor/Professor de Apoio/Professor de Educação Física

Planejar sempre fez parte de nossas vidas, seja no âmbito pessoal, seja no profissional, e para alcançarmos um objetivo e resultados positivos de nossas ações faz-se necessário um bom planejamento. As escolas sempre planejaram a atividade pedagógica desenvolvida em seu espaço. Mas, como todas as outras instâncias sociais, elas têm valorizado muito a questão do planejamento nos últimos anos. Analise as proposições a seguir e sinalize a alternativa que apresenta uma descrição CORRETA sobre as questões de planejamento no âmbito educacional. 

Os autores Saviani (1997) e Libâneo (1990) propõem que as principais tendências pedagógicas, na educação brasileira, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico, a saber:

De acordo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n.º 9.394/1996, a verificação do rendimento escolar observa os seguintes critérios:
I - avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
II - obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.
III - possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar, utilizando instrumentos avaliativos como forma de coibir atos indisciplinares por parte dos educandos.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).  

Segundo Ivani Fazenda (1994), a interdisciplinaridade surgiu em meados da década de 1960, num período marcado pelos movimentos estudantis que, entre outras exigências, reivindicavam um ensino mais sintonizado com as grandes questões de ordem social, política e econômica da época. Diante desse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A interdisciplinaridade tem a pretensão de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista.
( ) A interdisciplinaridade assenta-se em procedimentos didático-pedagógicos que privilegiam a fragmentação das disciplinas escolares.
( ) A interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação ou um plano de intervenção.
( ) A interdicisplinaridade questiona a fragmentação das disciplinas escolares, a favor do diálogo sobre determinado tema ou problema entre as diversas áreas.
( ) A interdisciplinaridade é uma abordagem que apresenta como epicentro educativo a proposta de uma educação parcialmente comprometida com a cidadania.
Marque a alternativa CORRETA, considerando as afirmativas, de cima para baixo.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva traz como premissa a prevalência de um único sistema educativo para todos, ou seja, a inclusão de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis