Questões de Pedagogia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

#Questão 1134251 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Física

No artigo “Problematização e contextualização no Ensino de Física”, Ricardo (in Carvalho et al., 2011) apresenta a contextualização a partir de três enfoques, para discutir a construção de sequências didáticas que tenham como ponto de partida uma problematização sustentada em uma situação tal que os alunos se deparem com a necessidade de se apropriar de um conjunto de saberes que ainda não têm. Ao discutir a didatização, o autor ressalta que ela envolve uma situação-problema

#Questão 1134252 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Física

Apesar de a matemática rechear o discurso físico e os produtos de sua atividade científica, na educação básica, muitas vezes, ela é responsabilizada pelo fracasso na aprendizagem da física. Pietrocola (in Carvalho et al., 2011) coloca que atribuir à matemática tal responsabilidade reflete uma concepção ingênua sobre o conhecimento físico e sobre a linguagem matemática que sustenta suas relações. Transpor esse obstáculo-pedagógico requer

#Questão 1134253 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Física

Com o intuito de auxiliar o estudante a tornar-se gradativamente corresponsável pela sua aprendizagem, o Currículo Paulista sugere que metodologias ativas sejam aplicadas em Ciências da Natureza e suas Tecnologias por meio de uma abordagem investigativa e contextualizada do conhecimento.

São exemplos de metodologias ativas citadas no Currículo Paulista:

#Questão 1134254 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Física

Ao discutir alfabetização científica desde os anos iniciais, Abib (in Carvalho et al., 2014) destaca a importância da experimentação como investigação. Ao propor três situações de ensino sobre flutuação dos corpos, com o objetivo de promover aproximações e diálogos entre as ideias dos alunos e as explicações científicas, a autora destaca

#Questão 1134255 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Física

Capecchi (in Carvalho et al., 2014) defende a ideia de que a problematização no ensino de ciências deve construir cenários favoráveis à exploração de situações numa perspectiva científica. Segundo a autora, é preciso criar condições para que os estudantes se familiarizem com a linguagem científica e construam um olhar diferenciado sobre o cotidiano. Nessa perspectiva, problematizar contempla

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis