Questões de Pedagogia do ano 2025

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

#Questão 1075663 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Transferência de Tecnologia e Comunicação – Subárea: Inovação Social

Considerando a perspectiva da educação popular proposta por Paulo Freire, julgue o item subsecutivo. 


O papel da educação é conscientizar o educando sobre seu contexto social, cultural, econômico e político no mundo, na perspectiva de uma transformação social.  

#Questão 1075664 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Transferência de Tecnologia e Comunicação – Subárea: Inovação Social

Considerando a perspectiva da educação popular proposta por Paulo Freire, julgue o item subsecutivo. 


O diálogo é uma das ferramentas mais importantes para a formação de um cidadão crítico, capaz de problematizar situações do seu cotidiano. 

#Questão 1075665 - Pedagogia, Educação e Filosofia, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Transferência de Tecnologia e Comunicação – Subárea: Inovação Social

Considerando a perspectiva da educação popular proposta por Paulo Freire, julgue o item subsecutivo. 


Segundo a concepção freireana, o homem é um ser histórico e concluso em sua essência, devendo esse aspecto ser considerado no intercâmbio de saberes e na construção do conhecimento. 

Julgue o item seguinte, relativos às tendências recentes de concepção da pesquisa. 



O paradigma ecológico considera o planeta Terra como um cosmos com recursos naturais ilimitados porém delicados; e o feminismo considera a categoria de gênero na análise dos sistemas sociais e culturais.  

#Questão 1077026 - Pedagogia, Legislação da Educação, CESPE / CEBRASPE, 2025, MPE/CE, Analista Ministerial - Especialidade: Serviço Social

Considerando a Constituição Federal de 1988 e legislações, políticas e programas destinados a crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.


Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental devem comunicar aos centros de referência especializados em assistência social (CREAS) casos de maus-tratos, de reiteração de faltas injustificadas, de evasão escolar e de elevados níveis de repetência que envolvam seus alunos. 

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