Questões de Pedagogia do ano 2025

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

#Questão 1134391 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FLEM , 2025, SEC-BA, Professor de Educação Indígena

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Disponível em: <https://www.google.com/search?q=charge+ escola +indigena&sca_ esv=d780aa9bd3cc6db3&udm=2&biw=1000&bih=5 79&sxsrf=AHTn8zo2ycDER5RNZ7s8BB8Trnbr2nkKvg%3A1741>. Acesso em: 14 mar. 2025.


Em uma escola indígena, os espaços de aprendizagem são organizados de forma a valorizar a cultura e os saberes tradicionais, promovendo a liderança, a motivação e o autoconhecimento entre os alunos. Nesse contexto e considerando a figura apresentada, analise as afirmações a seguir e marque V para o que for verdadeiro e F, para o que for falso.

( ) A liderança, dentro de um espaço de aprendizagem indígena, deve ser exercida exclusivamente pelos mais velhos, pois são eles que possuem o maior conhecimento e experiência.
( ) A motivação no processo de ensino-aprendizagem indígena ocorre por meio de recompensas materiais e externas, para estimular os alunos a alcançar suas metas.
( ) O autoconhecimento é um dos pilares da educação indígena, sendo desenvolvido por meio de práticas que valorizam a conexão com a natureza e a reflexão sobre a identidade cultural dos alunos.
( ) A liderança nas escolas indígenas deve ser democrática para garantir que as normas e os valores da comunidade sejam seguidos de forma natural.
( ) Espaços de aprendizagem são ambientes onde o processo educativo acontece, devendo ultrapassar os limites da sala de aula, projetados para facilitar a interação, a troca de conhecimento e o contato com a natureza.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é: 

#Questão 1134392 - Pedagogia, Legislação da Educação, FLEM , 2025, SEC-BA, Professor de Educação Indígena

Sobre as disposições do Decreto nº 6.861/2008, analise as afirmações a seguir e marque V para o que for verdadeiro e F, para o que for falso.

( ) O Decreto define que a educação escolar indígena deve respeitar os modos próprios de aprendizagem de cada povo, garantindo sua autonomia pedagógica.
( ) O ensino nas escolas indígenas deve ser exclusivamente em português, para facilitar a integração dos estudantes ao sistema educacional nacional.
( ) A criação dos Territórios Etnoeducacionais visa agrupar povos indígenas apenas com base em sua localização geográfica, sem considerar suas especificidades culturais e linguísticas.
( ) A educação indígena deve reconhecer e valorizar as culturas e línguas indígenas, promovendo o ensino multilíngue.
( ) Apenas professores formados em universidades públicas podem lecionar em escolas indígenas, sem a necessidade de formação específica para a realidade indígena.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:

#Questão 1134393 - Pedagogia, Legislação da Educação, FLEM , 2025, SEC-BA, Professor de Educação Indígena

A Resolução nº 5, de 22 de junho de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica, estabelece que a Educação Especial é uma modalidade transversal que deve garantir aos estudantes indígenas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação o desenvolvimento de suas potencialidades. Para isso, prevê a oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE), respeitando as especificidades socioculturais dos povos indígenas.

Com base nessa diretriz, pode-se afirmar:

#Questão 1134394 - Pedagogia, Legislação da Educação, FLEM , 2025, SEC-BA, Professor de Educação Indígena

O Decreto Federal nº 6.861/2008 regulamenta a educação escolar indígena, estabelecendo que ela deve respeitar os modos próprios de aprendizagem de cada povo e garantindo sua autonomia na organização pedagógica. O decreto também define a criação dos Territórios Etnoeducacionais, que agrupam diferentes povos indígenas com base em critérios culturais, linguísticos e geográficos, fortalecendo a identidade e os direitos dessas comunidades.
De acordo com esse Decreto, a educação indígena deve

#Questão 1134398 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FLEM , 2025, SEC-BA, Professor de Educação Indígena

Considere o infográfico a seguir.




Disponível em: <https://www.institutounibanco.org.br/conteudo/desafios-da-educacao-indigena-mais-escolas-e-mais-professores/>. Acesso em: 7 mar. 2025.

A partir da análise do infográfico, é possível compreender diferentes dimensões da política linguística nas escolas indígenas. Considerando a experiência do bilinguismo e os processos de valorização da comunicação entre comunidades, pode-se concluir que:

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